quinta-feira, 4 de março de 2010

Alimentação pós cirurgia bariátrica (redução do estômago)

Ao contrário do que é encarado pela maioria das pessoas, a perda de peso não é apenas uma questão estética, mas antes de tudo uma questão de saúde.

Para saber se está em situação de risco a pessoa deve ser avaliada por um médico segundo o cálculo do  Índice de massa corporal (IMC = Peso (em kg) dividido pela estatura (em metro) ao quadrado) e medida da circunferência da cintura. Há aumento de risco para a saúde quando a circunferência da cintura exceder 94 cm no homem e 80 cm na mulher.

Quando o paciente entra em obesidade mórbida, o coração cresce a ponto de perder força, não conseguindo bombear direito o sangue, pelo esforço a pressão sobe. O estômago fica alargado pedindo uma ingestão cada vez maior para a saciedade. Isso dificulta a digestão e provoca o acúmulo de bolo alimentar no organismo gerando infecções entre outros problemas. Em alguns casos a única saída é a cirurgia de redução do estômago, que deve ser precedida e sucedida de uma dieta rigorosa.

É muito importante que o paciente seja acompanhado por um profissional nutricionista pois o risco de desnutrição, em vista do rápido emagrecimento é grande. Em todo o caso o que vamos colocar aqui é apenas um suporte, para aqueles que precisam rever ou antever algumas dicas nutricionais nesta fase de suas vidas.

Nas duas semas que seguem após a cirurgia a alimentação é líquida e reduzida (50ml), com o objetivo de repouso gástrico. O próprio médico deve receitar os suplementos antes da alta.

O paciente é quem dirá quando está preparado para entrar na segunda fase, a das papinhas. Dor e enjoos são normais nessa fase, por isso é importante não se impressionar e não evitar nutrientes. O estômago está menor e mais sensível, coma pouco, mas não deixe de comer. Há uma tendência a repetir um determinado alimento que tenha sido bem aceito pelo organismo e negligenciar outros que geraram náuseas  procure variar as papinhas. Essa é uma fase de reaprender a comer, tudo é uma questão de hábito.

Passado o primeiro mês a pessoa poderá comer normalmente, mas as porções toleráveis ainda serão bem pequenas, o que exige que a alimentação seja bem rica em nutrientes para evitar qualquer carência. Escolha os alimentos mais ricos em cálcio, ferro e vitaminas e mastigue-os muito bem. A digestão começa pela boca, não só a trituração dos alimentos, mas a produção de saliva são muito importantes.

Após o terceiro mês é que a pessoa realmente estará sentindo-se recuperada e pronta para gerir sua dieta de acordo com seu gosto pessoal, ainda assim deve evitar alimentos muito fibrosos e consistentes. Após o quarto mês a pessoa já deve estar preparada para manter seus novos hábitos alimentares, pois já conhece bem os efeitos dos alimentos no seu corpo. O acompanhamento médico periódico será para controlar o resultado da dieta na sua saúde, evitando assim  problemas como anemias e aumento do ácido úrico.

Importante:

  1. O consumo de líquidos deve ser constante, independente da sede.
  2. O consumo de alimentos ricos em ferro deve ser constante; 
  3. Algumas técnicas cirúrgicas desenvolvem intolerância ao açúcar, ele deve ser evitado totalmente ao menos no período de recuperação.
  4. Não repita a dieta líquida das duas primeiras semanas, pode representar grande risco à saúde.
  5. Os suplementos são indispensáveis no período de reabilitação. Vitaminas e minerais não são calóricos.
 Toda cirurgia implica grandes riscos. É a última alternativa, e uma decisão que deve ser tomada após muita informação e em conjunto com seu médico. A reeducação alimentar, assim como parar de fumar são medidas que exigem muita força de vontade, mas que não oferecem risco algum à sua vida. É um pequeno sacrifício pelo amor próprio. Conte conosco na busca de uma melhor qualidade de vida!

Fontes: http://www.sosobesidade.hpg.ig.com.br/avaliacao-riscos-obesidade.html
http://www.gastronet.com.br/nutricao_e_cirurgia_bariatrica.htm
 http://www.natgeo.com.br/br/synopsis/932/58167

11 comentários:

  1. Eu, realizei agora dia último 28.01.13, á cirurgia bariátrica, redução do estomago, e estou na dieta liquida, e estou assim assim, sentindo falta de comer mesmo, mas não por fome é só na mente ainda, que não deu tempo de me adaptar, sei que preciso trabalhar á mente principalmente, mas estou me sentindo muito bem, desinchada...para min foi a decisão mais importante que eu tomei em toda a minha vida, e não achei tão dramático, é questão de ter paciência conosco mesma, afinal é uma mudança de estilo de vida, estou reaprendendo á me alimentar, agradeço 1 á Deus, e ao meu médico Dr.Andrey Carlo, que é muito COMPETENTE, para sempre serei grata, pois eu estava me sentindo morrer a cada dia e hj me sinto renascer a cada dia e isto não tem preço. Obrigada pela matéria me ajudou e muito, e parabéns também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada você, pelo retorno. Sinto-me gratificada com relatos como o seu. A fome não é só na mente, é também fisiológica. Seu corpo adquiriu uma rotina de ingestão de alimentos que está sendo transformada, então ele solta substâncias que te indicam fome, como o hormônio grelina. Quando vc sair da dieta pós operatória é importante nunca ficar mais de duas horas sem comer alguma coisa. E meia hora antes de cada refeição principal coma uma castanha de qq tipo (do pará, amendoas, nozes, etc) elas ajudam a baixar o nível de grelina no sangue e consequentemente reduzir a sensação de fome. Mastigue bem para dar tempo ao seu cérebro de perceber a saciedade, como com calma saboreando os alimentos. Parabéns e boa sorte!!!

      Excluir
  2. Olá, fiz a cirurgia em 15/02/2013, já superei a fase liquida e a liquida pastosa, entrei na introdução aos alimentos sólidos, porém sinto muito, muito mesmo enjoo, mesmo mastigando bem, comendo os alimentos recomendados e não ultrapassando as porções recomendadas é algo incomodo no período de readaptação. O que causa essa sensação, ouvi dizer que um determinado tipo de hormônio, o que fazer para diminuir esse efeito colateral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia, vc já conversou sobre isso com seu médico. As causas para o enjoo podem ser várias e se não atacar a causa, pode não resolver o problema. Se for de ordem hormonal, teria que ver como equilibrar os hormônios. Talvez soja orgânica seja indicada. Se for fígado água com limão, mas realmente precisa saber pq vc está enjoando.

      Excluir
  3. Eu estou a 10 operada e me sinto bem tava com umas dores mas quando comessei a fisioterapia respiratoria melhorei não sinto fome mas sede sim muita mas estou super feliz e esperando as proximas fases e eu adorei o post Bruna beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica.Minha mãe fez a cirurgia a um mês, e sente dores.Como é essa fisioteria respiratória?

      Excluir
  4. Que bom que vc gostou e que sua recuperação esteja sendo um sucesso!!! Bjs, Jessica!!!

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito
    mais tenho duvidas ,fiz redução no dia 11/05/2014 mais tudo que como doi e normal .

    ResponderExcluir
  6. Olha estou operado a 6 dias e nossa a fome psicológica e muito forte mais estou na dieta liquida e cuidando para que tudo der certo mais a fome existe muita fome.

    ResponderExcluir
  7. Olá.. Fiz a cirurgia bariátrica há 1 mês, precisei fiquei um tempo internada para tomar antibióticos, pois meus pontos e dreno inflamaram estou na dieta pastosa... Mas sinto que minha boca está aguando.. acordo com a boca colada...oq me dá muito enjoo. OQ pode ser???

    ResponderExcluir
  8. Olá.... Fiz a cirurgia bariátrica há 1 mês e no início está sendo bemmm dificil. Fiquei internada por 10 dias tomando antibioticos, pois dreno e pontos inflamaram. Estou na dieta pastosa..mas minha boca está "aguando".. saliva ruim...acordo com a boca "colada"... oq me causa muito enjoo. Oq será q está acontecendo? Obrigada

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.