quinta-feira, 25 de março de 2010

Às compras!

Ir ao mercado pode ser uma tarefa insuportável. Muitas vezes deixamos alimentos estragando na geladeira, enquanto temos outros na dispensa que não sabemos como usar. Quando isso acontece é que nos rendemos às porcarias e coisas práticas de cozinhar, mas que não tem nenhum valor nutritivo.


Então vai a dica: Antes de fazer sua lista de compras faça mais ou menos o cardápio da semana. O que você ou seus familiares gostariam de comer de diferente. Fazer pequenas compras semanais é muito bom porque garante que se tenha sempre alimentos frescos em casa. Mesmo que você faça uma grande compra de mês, abasteça sua dispensa semanalmente de frutas, verduras e legumes.

Procure variar esses itens para não sobrecarregar o organismo com um tipo só de fruta, verdura ou leguminosa. Temos o péssimo hábito de exagerar naquilo que gostamos. Por exemplo: Batata - quase todos gostam de batata e a usam com tudo. Batata frita, cozida, assada, à dorê, purê, palha.

Experimente variar assim: uma semana você compra batata, na outra, aipim, na outra inhame, na outra você pode fazer uma polenta que também substitui a batata frita.

O mesmo com as frutas. Compre ao menos dois tipos de frutas a cada vez que vai ao mercado. Crie o bom hábito de comer frutas no café da manhã. É uma rica fonte de fibras e vitaminas. A cada compra que fizer procure comprar frutas diferentes, aproveite para experimente frutas que você não conhece. A natureza nos oferece uma infinidade de frutas maravilhosas e sempre acabamos comendo só banana, mamão e maçã. Vamos variar!

Voltando ao cardápio: faça a lista com os ingredientes que você usará nas receitas da semana ou do mês, assim não irá deixar nada estragar, porque ao pensar o que querem comer no dia, você sabe que tem tais opções e que tem tudo na dispensa para preparar tal prato. Procure comer primeiro as coisas mais perecíveis. Por exemplo: carne moída não dá pra deixar pro dia seguinte. Estraga mesmo e é perigoso. Se quiser congelar a carne terá que cozinhá-la primeiro.

Boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.