quinta-feira, 18 de março de 2010

Fundador do Slow Food vem ao Brasil neste fim de semana

Carlo Petrini, fundador do Slow Food, chega sábado, 20, ao Brasil. O motivo da visita é o encontro Terra Madre Brasil, que começa amanhã em Brasília. Para ele, tesouros gastronômicos esperam para ser descobertos em terras brasileiras.

O Terra Madre é um projeto concebido pelo Slow Food, que tem atualmente o seu ponto central na convicção que “comer é um ato agrário e produzir é um ato gastronômico”. A segunda edição do Terra Madre Brasil será realizada de 19 a 22 de março de 2010, no Complexo Cultural da FUNARTE em Brasília.

Para Petrini, o tempo do mero consumo acabou, e os que exercerem seu poder de escolha, optando por alimentos bons, limpos e justos, não serão só consumidores, mas coprodutores.


"Isso não significa que todos devam mudar para o campo e cultivar a própria comida, mas o link original com a fonte de nossa alimentação pode e deve ser restabelecido", diz Petrini em entrevista ao Estadão.com.br . "Basta nos educarmos, conhecendo os produtos, os produtores e os métodos para nos alimentarmos melhor e poluirmos menos."


O Slow Food está apoiando a criação dos Mercados da Terra, um de nossos mais recentes e ambiciosos projetos, por meio da Fundação para a Biodiversidade. O objetivo é construir uma rede global de mercados de produtores para criar uma economia viável, respeitando a terra, a cultura local e a diversidade. Cadeias curtas, de apoio às economias locais, e sazonalidade dos ingredientes são os temas orientadores desses mercados.


Comer é também um "ato agrícola". E optando por alimentos de alta qualidade, produzidos de acordo com critérios que respeitem o ambiente e as tradições locais, podemos favorecer a biodiversidade e uma agricultura sustentável e correta. Bom, limpo e justo são os três adjetivos que definem, de uma forma básica, as características que um alimento tem de ter para responder às exigências do ecogastrônomo.


O objetivo da Universidade do Slow Food é criar uma nova figura profissional, o gastrônomo, que será capaz de trabalhar na produção, distribuição e promoção de alimentos de qualidade. Por enquanto só existe esse curso na Itália, mas com a difusão da filosofia a tendência é que surjam mais cursos como esse em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.