quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem matou Glauco? Carlos Eduardo ou o Daime?


Com o triste fim do cartunista Glauco e seu filho de 25 anos, uma questão foi levantada: O que é o Santo Daime? Um chá, uma droga, uma seita, uma religião. Muitas dúvidas pairam no ar, inclusive levando extremistas a culparem o Daime pelo crime.

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida na região amazônica (Acre) no início do século XX. O fundador, lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu),  após conhecer o chá chamado de ayahuasca pelos nativos da região, teve uma visão em que um ser espiritual  lhe entrega a missão do Santo Daime.

É uma doutrina espiritualista que tem como base o uso da bebida, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais objetivando a cura e bem estar do indivíduo. Nos rituais há uma forte presença musical. São cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral.

A  pratica espiritual é essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria. Segundo seus adeptos, é uma missão espiritual cristã , que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser.

Em janeiro deste ano, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, por meio do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), publicou no Diário Oficial da União a resolução com as normas e procedimentos que regem o uso religioso da ayahuasca. A resolução foi publicada primeira vez em 2006, quando o uso religioso da ayahuasca foi reconhecido pelo Conad e pelo antigo Conselho Federal de Entorpecentes (Confen). De acordo com o Conad, o objetivo da republicação foi apenas esclarecer questões relacionadas à comercialização.

Ayahuasca, é  uma bebida ritual produzida a partir da decocção (fervura) de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi (caapi ou douradinho), que serve como IMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona) que contém o princípio ativo dimetiltriptamina.

Alguns estudos apontam o uso do chá como eficaz no tratamento anti-narcótico, "A aparente melhora de muitos casos de abuso e dependência de substâncias psicoativas, segundo o relato de vários grupos  terapêuticos e religiosos voltados para o uso ritual da ayahuasca, bem como de antropólogos, psicólogos e psiquiatras que estudam o tema, representa um fenômeno de saúde promissor."

Ainda que sejam necessários estudos mais profundos, isso explica o fato de um rapaz dependente de drogas pertencer à Igreja do cartunista. Não estamos defendendo nem o Daime, nem Carlos Eduardo (assassino confesso), nem podemos colocar nenhuma opinião sobre as motivações do crime.

A intensão deste post é unicamente a de esclarecer os efeitos da planta no organismo e numa cultura  latino americana, já que a bebida é usada em rituais incas e também por pelo menos setenta e duas tribos indígenas diferentes da Amazônia. Assim como em paises como Peru, Equador, Colômbia e Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.