sábado, 9 de junho de 2007

Controlando os excessos

Farinha de trigo, açúcar refinado e sal viciam mais que cocaína.
A versatilidade e o sabor desses ingredientes acabam por nos conquistar negativamente. Todas as receitas levam sal ou açúcar; e a farinha é tão usada que muitas vezes esquecemos que a estamos consumindo.

Farinha no pão, na lasanha, no macarrão, no bolo, no pastel, no biscoito, usada para engrossar molhos, dar liga em bolinhos de carne, bacalhau, enfim, são incontáveis os usos da farinha na cozinha ocidental. O problema é que o excesso de consumo de farinha, sal e açúcar acaba por sobrecarregar nosso sistema digestivo, provocando o desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta, enfraquecimento dos rins, do fígado, entre outros órgãos.

Sim, é muito difícil dar um tempo nesses alimentos tão corriqueiros em nosso dia a dia. Mas podemos ao menos minimizar sua presença preferindo o açúcar mascavo ao refinado, a farinha integral no lugar da branca. Podemos também procurar receitas que utilizem outras farinhas, como a de mandioca, o fubá ou o polvilho. O sal marinho é melhor que o iodado. O excesso de iodo no organismo da mulher pode desenvolver disfunção na glândula tireóide.

Além dessas opções também vale lembrar que comedimento é uma grande virtude. Nada em excesso pode fazer bem.

Um comentário:

  1. além do açucar mascavo ser muito mais saudável que o refinado e o cristal, principalmente em preparos de pratos salgados ele se torna muito mais saboroso, pois mais nao adoça tanto, tira a açidez alguams vezes indesejada e acrecenta sabor ao alimento, quanto feito de forma de goma ou calda

    assim como no café espresso ele é indicado por nao interferir tanto nas propriedades organolépiticas.
    portanto quem nao quiser estragar um bom espresso com aqueles açucares que vem em pacotinho, peça o mascavo.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.