quinta-feira, 7 de junho de 2007

Vamos às compras???

Ir ao mercado pode ser uma tarefa insuportável. Muitas vezes deixamos comidas estragarem na geladeira e temos outras na dispensa que nunca sabemos como usar. Quando isso acontece e a gente não tá aí pra jogar dinheiro fora. Acaba que percebemos que no mercado só compramos porcarias e coisas práticas de cozinhar, mas que não tem nenhum valor nutritivo.

Então vai a dica: Antes de fazer sua lista de compras faça mais ou menos o cardápio da semana. O que você ou seus familiares gostariam de comer diferente esta semana. Fazer pequenas compras semanais é muito bom porque garante que tenha sempre alimentos frescos em sua casa. Mesmo que você faça uma grande compra de mês, abasteça sua dispensa semanalmente de frutas, verduras e legumes.

Procure variar esses itens para não sobrecarregar o organismo com um tipo só de fruta, verdura ou leguminosa. Temos o péssimo hábito de exagerar naquilo que gostamos. Por exemplo: Batata - quase todos gostam de batata e a usam com tudo. Batata frita, cozida, assada, à dorê, purê, palha.
Experimente variar assim: uma semana você compra batata, na outra, aipim, na outra inhame, na outra você pode fazer uma polenta que também substitui a batata frita.

O mesmo com as frutas. Compre ao menos dois tipos de frutas a cada vez que vai ao mercado. Crie o bom hábito de comer frutas no café da manhã. É uma rica fonte de fibras e vitaminas. A cada compra que fizer procure comprar frutas diferentes, aproveite a experimente frutas que você não conhece. A natureza nos oferece uma infinidade de frutas maravilhosas e sempre acabamos comendo só banana, mamão e maçã. Vamos variar!

Voltando ao cardápio. Fazendo a lista com os ingredientes que você usará nas receitas da semana ou do mês, você não irá deixar nada estragar, porque ao pensar o que querem comer no dia, você sabe que tem tais opções e que tem tudo na dispensa para preparar tal prato. Procure comer primeiro as coisas mais perecíveis. Por exemplo: carne moída não dá pra ficar pro dia seguinte. Estraga mesmo e é perigoso. Se quiser congelar a carne terá que cozinhá-la primeiro.

Boas compras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.