segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Em época de camarão e morangos...

risoto de camarão com aipim na manteiga
A feira tá que é uma beleza. Camarão a dez reais, morango noventa e nove centavos a caixa. É de enlouquecer. Mas cuidado, na empolgação dos preços baixos acabamos por não prestar atenção na qualidade do produto.

Prefira sempre fazer comprar de alimentos frescos na feira. Ali você terá maior chance de negociação de preços e ainda pode degustar o produto antes de comprá-lo. Morangos e tomates são as frutas que mais absorvem agrotóxicos. O morango contaminado é mais azedo que o orgânico. Prefira as frutas pequenas e bem vermelhas e prove. Se estiver bem docinha há grandes chances de ser um produto de qualidade. Mesmo assim não esqueça de colocar de molho na água com vinagre por quinze minutos. Basta uma colher de sopa de vinagre para um litro de água.

O camarão comprado com casca e cabeça rende mais que o descascado congelado. Além disso a casca do camarão é ótima para quem quer perder uns quilinhos, ela tende a puxar a gordura eliminando-a na digestão.

Separe as cabeças dos camarões, ferva e jogue fora. A água da fervura pode ser usada para cozinhar arroz para risoto, para fazer pirão ou sopa. Daí vem um segredinho que muita gente não sabe. Ao tirar a cabeça do camarão, vai ficar aparecendo uma tripinha preta, puxe-a cuidadosamente. É o intestino dele, e está cheio de fezes. Não deixe de tirar a tripinha de cada um deles. Apesar de não dar diferença no paladar, você não vai querer comer coco de camarão né?

Com morangos e camarões limpos, você está pronto para preparar as mais deliciosas receitas, já que qualquer prato feito com camarão seguido de uma sobremesa feita com morangos é sempre uma boa pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.