sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Cuidado com a armadilha chamada dieta

Quem disse a essa mulher que ela estava bonita?

Quem não quer ter uma silhueta invejável?

Quem não quer se sentir leve e confortável em qualquer roupa?

Quem não quer um corpo belo e dinâmico pra exibir nas praias, academias e festas?

Todos querem, ou melhor todas. Digo todAs sim, com A maiúsculo, por que são as mulheres as presas mais fáceis da corrida do culto ao corpo. O ruim disso é que pra elas vale tudo. Basta ver aquela amiga uns quilinhos mais magra que já pergunta: O que você fez pra emagrecer? E é aí que está o perigo. A dieta adequada para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Fazer qualquer dieta sem acompanhamento profissional é tão perigoso quanto tomar remédio sem consultar o médico.

Cada pessoa é um universo biológico a ser explorado. Cada um tem um metabolismo diferente, que vai definir a velocidade da queima de energia; cada um tem um aparelho digestivo único que vai definir se essa ou aquela pessoa tem facilidade ou não pra processar determinados alimentos. Tem aqueles que não comem nada e estão sempre gordos e aqueles que comem de tudo e nunca engordam.

Magreza não é sinônimo de saúde. Nem todo gordo engorda de gulodice, existem inúmeros casos que levam ao aumento do peso. Retenção de líquidos e disfunção hormonal são alguns exemplos entre tantos que só o médico poderá dizer.

Uma pessoa completamente saudável, com bom peso e níveis de proteínas, vitaminas e sais minerais adequados pode fazer um jejum sem problemas. Mas claro que jejum não é parar de comer da noite para o dia. O jejum medicinal é gradativo. Na primeira semana a pessoa reduz a alimentação a frutas, na segunda semana toma apenas sucos e só na terceira semana começa a ingerir só água por no máximo duas semanas, completando um mês de jejum gradativo.
Alguns médicos de medicina alternativa aconselham uma vez por ano fazer o jejum como forma de desintoxicação.

Mas para isso é preciso procurar um médico ou nutrólogo ou nutricionista que farão o levantamento de todo o funcionamento do seu organismo e só então você receberá um programa exclusivo para você emagrecer com saúde.

A boa alimentação terapêutica que indico neste blog é um complemento para a manutenção da sua saúde. Quem sempre tem uma alimentação saudável não fica doente, não engorda e não precisa de dietas radicais. Mas se você tem alguma doença ou quer muito emagrecer tem mesmo que procurar um profissional e daí o blog será um suporte para a sua recuperação.

Por exemplo: se você tem câncer, não adianta se entupir de mandioca. Tinha que ter feito isso antes. O consumo da raiz pode minimizar a evolução da doença, mas não vai resolver. Tem mesmo que procurar o médico e fazer o tratamento. Aproveite essa fase para adquiri bons hábitos à mesa para fortalecer o organismo e se recuperar mais rápido.

Outra coisa importante pra quem quer emagrecer é lembrar que não adianta fazer tudo certinho até chegar o peso ideal e depois voltar aos velhos e maus hábitos. Assim que acontece o efeito sanfona. Seja firme ao atingir o novo visual e mantenha a moderação e a escolha certa dos alimentos ideais para o seu biotipo.

Não existe ninguém mais linda que a Dona Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.