quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Sobremesa fácil e com requinte. Perfeita para saborear a dois.

Pouco escrevo sobre doces aqui no Gororobas e muitos devem se perguntar o porquê.

Como sempre repito aqui, devemos evitar excessos. Todo alimento contém uma dose de glicose, então sempre estamos ingerindo essa substância que é fundamental para que tenhamos energia para realizar toda e qualquer atividade.

O problema é que os doces contém uma dose muito alta de glicose que somada à dos outros alimentos acaba por resultar em exageros que para muitos acaba com o tempo resultando em diabetes (hiperglicemia). Isso não significa que estamos proibidos de comer doces a fim de evitar a doença, só que devemos tomar cuidados com o consumo de açúcar.

A pedidos, hoje vou ensinar uma receita doce maravilhosa, a Pêssego ao Vinho com sorvete de chocolate. Fico devendo a foto já que o pedido me pegou desprevenida e ainda tenho que fazer uma aqui em casa pra fotografar.

Escolha o número de pêssegos de acordo com o número de convidados. É tão gostoso que satisfaz e normalmente as pessoas não ficam repetindo, só os mais gulosos, se tiver alguém assim na família, pode colocar uns a mais especialmente para atender o glutão.

Selecione os mais bonitos que encontrar. Devem ser graúdos e de pele lisa, sem manchas ou arranhões. Compre uma garrafa de vinho branco doce, ligeiramente frutado. Deixe os pêssegos de molho na água com vinagre e comece a preparar a calda.

derreta o açúcar mascavo na panela (as de inóx são as melhores para preparo de caldas e doces, nunca use o teflon por que a calda pode danificá-lo), coloque algumas estrelas de anis, cravo e canela em pau. o calor irá ajudar a liberar os aromas. Coloque o conteúdo da garrafa na panela e deixe ferver.

Enxugue os pessêgos e mergulhe-os na calda fervente, deixe cozinhar por 15 minutos com a panela aberta, a evaporação provocará a redução do vinho e uma aromatização afrodisíaca na sua cozinha.

Está pronto! Sirva quente com sorvete. A calda vai ficar em meio ponto, de aspecto licoroso, a sobremesa não fica muito doce e causa boa impressão pelo contraste do amarelo do pêssego com o preto do chocolate. Humm...delicie-se

Uma variação dessa receita é fazer com maçãs vermelhas e vinho tinto servindo com sorvete de creme, quando feita com maçã, deve-se descascar a fruta e conservar o talo. Esteja sempre atento à época das frutas.


Foto by Bruno Brasil

veja a tabela no site do CEASA
http://www.ceasacampinas.com.br/as_alimentos_epoca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.