domingo, 30 de setembro de 2007

Hummmm, que tal um macarone al dente à moda italiana?

Esse eu fiz hoje mesmo para o almoço
Rápido, fácil de fazer e hummmm uma delícia, o macarrão é dos pratos prediletos de um sem número de pessoas. Mas será que basta comprar qualquer massa no mercado, esquentar qualquer molho pronto e mágica, o jantar perfeito?



Claro que não gente!

Comprar uma boa massa é um dos grandes segredos. Sempre me perguntei como é que os italianos podiam dizer que massa al dente é a certa, a mais gostosa, a ideal. O que eu não sabia era que eles não usam massa com a mesma receita que nós brasileiros. Precisei comprar uma massa italiana para descobrir a diferença.

A massa brasileira leva farinha de trigo, ovos, óleo e sal. A massa italiana é feita de sêmola de grano duro, que é extraída de um tipo especial de trigo, nessa receita é só misturar a sêmola com água, na medida certa.

A italiana fica um al dente que não gruda no dente, e não precisa lavar o macarrão, porque ele não tem toda aquela goma branca dos macarrões brasileiros. Basta cozinhar por onze minutos e passar a massa no escorredor de macarrão, dispor numa travessa e colocar o molho por cima. Não misture o molho no macarrão, isso se dará naturalmente no servir. O prato deve ir à mesa belo e intocado.

O molho você pode fazer em casa mesmo, não é difícil, só que demora um pouquinho. Terá que escolher tomates bem maduros e bonitos. Tirar a pele e as sementes. Para tirar a pele, coloque o tomate em contato com o fogo e a pele irá rachar, daí é só puxar que ela sai facilmente. Coloque para cozinhar por 5 minutos com pouca água e panela tampada.

Abra a panela e amasse os tomates, eles terão soltado mais água e o caldo vai crescer, de qualquer forma se quiser pode por mais água. Deixe a panela aberta e vá tirando com uma colher a espuma que vai se formando, isso até que ele escureça e pare de fazer espuma, daí você pode temperar.

Sal a gosto, uma colher de café de açúcar mascavo para quebrar a acidez e tudo que você gostar, pode fazer um refogado de cebolas que sempre combina com qualquer receita, pode colocar azeitonas que fica uma delícia. Não deixe de colocar cheiro verde ou manjericão.

Temos muitos bons molhos de tomates no mercado, se achar que é muito complicado fazer o molho em casa. Só tome o cuidado para não comprar peneirado, nem purê de tomate. Compre os molhos refogados com pedaços de tomate e outros temperos. Mesmo assim terá que fazer um refogado, incrementar com tomates frescos e colocar o açúcar.

Outra dica para ter uma boa refeição à moda italiana é usar queijo provolone ralado fresco, em lascas e não em pó. Esses em pó são péssimos, feitos de restos de queijo e sempre estão com gosto azedo.

Não quebre a massa ao colocar na panela. Conforme ela vai cozinhando irá se acomodar sozinha, não deixe de mexer de vez em quando para não grudar no fundo. Coma com auxílio de uma colher para enrolar a massa no garfo, não corte com a faca, além de perder toda a graça o molho fica todo no prato.

Outra excelente opção de massa al dente é a de arroz. Mas a massa de arroz precisa ser bem lavada porque tem muito mais goma que a de trigo comum.

Acompanhe sua massa de um bom tinto seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.