terça-feira, 25 de setembro de 2007

Símbolo da paz, da concórdia – o mate!

Este mate eu preparei lá em casa
Característico da cultura gaúcha e de nossos vizinhos latino-americanos como Paraguai e Argentina, o mate é oferecido cordialmente a qualquer visitante e promove agradáveis rodas de interação social. O que poucos sabem é dos benefícios que a erva traz para os adeptos do seu consumo.

Diversas universidades no Sul do país e no exterior se dedicam ao estudo das propriedades, cultura e história da erva. "A erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo". Renato Kaspary, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pesquisador da erva.

O mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que o efeito estimulante do mate é mais prolongado que o do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade.
Outro grande beneficio é sua atuação sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco, harmonizando o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.

A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais conferindo à erva a função afrodisíaca entre as demais que já citamos acima.

Para quem entra de gaiato numa roda de chimarrão, aí vão algumas regras básicas de comportamento:

Não tenha nojo de compartilhar a bomba, o calor da água quente esteriliza a bomba e não há perigo de contaminação; não mexa na bomba, pode entupir e estragar a festa; não diga que tomar chimarrãocâncer, esse é um mito que surgiu do caso que alguns gaúchos que tomavam o mate quente demais, mas não é um caso recorrente; aguarde a sua vez, e quando ela chegar tome tudo até a cuia roncar. Não fique enrolando, todos estão esperando a cuia rodar.

Você foi ao Sul e não resistiu, comprou seu kit mate! Mas agora, não sabe preparar a erva...


Veja abaixo como fazer:

1) Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate para chimarrão.

2) Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.

3) Na parte vaga você deve colocar a água morna (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver.

4) Tape a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque seu chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.

5) Agora só falta saborear o delicioso chimarrão. Se preferir use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor do chimarrão.

A cuia não pode ser usada diariamente, de forma contínua. O ideal, é que se use em um dia e outro não, deixando sempre secar em local arejado e na sombra, não podendo ficar com a boca para baixo, para não mofar. No caso de mofar, faça uma solução de água oxigenada com água e deixe de molho, depois lave bem. Vai ficar bem clarinha.
Cure a cuia deixando um pouco de erva com água morna de um dia para outro completando com água sempre que secar. Depois jogue fora a erva e lave bem. Quando fizer o próximo mate vai ser muito mais saboroso.


Link útil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.