terça-feira, 23 de outubro de 2007

Comendo e bebendo

O vinho, produto da fermentação alcoólica do mosto (bagaço espremido) da uva em contato com suas próprias leveduras, tem como data base de surgimento, segundo os especialistas, mais de sete mil anos na Ásia menor , onde hoje se situa a Turquia e a Geórgia. Desde então o vinho vem enriquecendo o ritual diário da alimentação, mas nem sempre foi um luxo ou um sinônimo de prazer. Na idade media o vinho era uma alternativa segura a água impura oferecida nas vilas, mas a historia do vinho é assunto pra outro artigo, hoje o papo é sobre HARMONIZAÇÃO DE VINHOS E COMIDAS.

Dentre os muitos livros sobre a arte de sincronizar comida e bebida, vejo vários autores afirmarem que não existem regras, para em seguida dar uma série de exemplos clássicos e outros mais baseados na pura técnica da harmonização. Como minha tendência é para a técnica a seguir vou mostrar como é fácil e auto-explicativo harmonizar vinhos com comida.

De inicio obrigatoriamente tenho que discorrer sobre o clássico “vinho branco para carne branca, vinho tinto para carne vermelha”.

Em primeiro lugar essa máxima se esquece dos vinhos rosé, os mal amados do mundo do vinho. Contudo, quem um dia provar um Champagne Rosé, nunca se esquecerá.

A carne branca pede vinho branco devido a sua secura, que é contra balanceada pelo frescor do vinho branco, jovem e com alta acidez, já uma suculenta carne vermelha pede um vinho tinto, que virá a limpar sua boca por meio de seus taninos, que nada mais é do que a substância que dá aquela secura na boca, como um caju comido in natura.

Mas como em toda regra geral, existem exceções, e neste caso muitas. Um galeto ou uma codorna, vão ficar muito mais felizes se escoltadas por um vinho tinto jovem, pouco taninoso, como um Malbec Argentino, ou um Carmenére Chileno.

Mas existem pratos que tem suas parcerias escolhidas pelos acompanhamentos.

Vejamos o frango:
com molho pardo, vai bem com um tinto europeu da uva Pinot Noir;
com cogumelos e ervas, um Espumante Rose, da serra gaúcha;
assado simples na manteiga, um branco da uva Riesling, argentino ou chileno.

Com carnes, tintos ou rosés. Um branco com uma carne vermelha, suculenta e suntuosa ficaria aguado, sem expressão, portanto nada melhor do que um medalhão mal passado com um tinto da uva Cabernet Sauvignon. Reparando nos vinhos desta uva há que se reparar q são mais escuros e secam mais a boca, sendo assim casam melhor com carnes mal passadas, mais suculentas e com gorduras também.

Peixes variam muito de acordo com o modo como é feito, você pode marinar o peixe em vinho tinto e depois refogá-lo no próprio vinho, ou retirar do marinado e assar cobrindo com azeite. Neste caso, acompanhe como mesmo vinho do marinado, ou para reduzir o custo use um vinho mais simples para marinar e um mais refinado da mesma uva para beber.

Peixes assados, grelhados e caldeiradas em geral vão bem com branco e espumantes.

Então, qual vai ser o seu cardápio???

Colaborador André Carneiro

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.