quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Batata Assada, um prato rápido, fácil e delicioso

Batatas de tamanho e formato
ideal para assar
Nunca conheci ninguém que não gostasse de batata. Batatas são
deliciosas nas mais variadas receitas, aqui mesmo, no Gororobas, já dei receita de purê de batata light e batata frita sem fritar, agora ofereço mais uma, a batata assada.

Nunca é demais lembrar as informações nutricionais que já dei em outros posts, a batata é rica em carboidratos , proteínas e minerais e também é fonte de vitamina C. Ela substitui o arroz ou macarrão de qualquer refeição.

Esta é uma receita de origem inglesa e constitui o prato principal e único de uma refeição. Para tanto é preciso comprar batatas grandes e lisas. É muito importante cuidar para comprar batatas que não estejam brotando, os brotinhos são tóxicos. Prefira sempre as orgânicas, principalmente quando for comer a casca. Muitas pessoas adoram comer a casca da batata assada.

Fure bem a batata para que o calor penetre nela por igual. Assim levará menos tempo no forno. Cubra-a com papel laminado, com a parte brilhante pra dentro. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Após 40 minutos pode tirar. Corte ao meio e com auxílio de um garfo solte o miolo. Antes de tirar do forno, espete pra ver se está bem macia. Após o corte é só aplicar os recheios. Uma mistura de azeite extra-virgem com sal e cheiro verde é a base. Os outros recheios são por conta da sua criatividade. Gosto muito com queijos, os mais variados; com tomate e ervas também fica muito bom.

Farei uma hoje a noite e amanhã mesmo postarei as fotos.

Bom apetite!!!

Conforme prometido, aí estão as fotos.

após assadas elas ficam douradas abra e solte o miolo com um garfo













Batata Assada recheio Marguerita

Para este recheio usamos azeite extra virgem, manjericão e sal bem misturados com o miolo. Provolone picado tomates orgânicos picadinhos, mais manjericão e parmesão ralado. O calor da batata derrete o queijo e fica incrível. Experimente!

2 comentários:

  1. estou fazendo um agora e ja estou com agua na boca, srsr
    queria saber se posso fazer um molho? pra jogar por cima?

    ResponderExcluir
  2. eu fiz um molho branco, uhmm.. delicioso!
    corta cebola, alho, e frica com um caldo de galinha de pois acrescenta farinha e leite para dar uma engrossada no mesmo.
    de pois de pronto abre a batata com um garfo e despeja o molho por cima e joga quijo ralado..

    Maravilhoso

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.