terça-feira, 30 de outubro de 2007

Para não trocar alhos por bugalhos

Quando te pedirem pra fazer um banho-maria, não vá querer bater em ninguém pensando que estão duvidando da sua masculinidade.

Se te pedirem para bater as claras em neve, não vá pensando que a pessoa é louca já que estamos num país tropical, e muito menos use polvilho quando uma receita orientar que se polvilhe canela para finalizar o prato.

Quando não se tem muita intimidade com a cozinha, alguns termos utilizados em receitas parecem indecifráveis. E podem acreditar, já geraram muita confusão nas melhores famílias.

Para evitar que isso aconteça no seu lar, selecionei alguns termos mais usados que costumam gerar dupla interpretação, ou mesmo nenhuma interpretação, nos impedindo de experimentar determinadas receitas.

Os termos:

Banho-maria é um processo lento de cozimento, que consiste em mergulhar a vasilha que contém o alimento a ser cozido, dentro de outra maior com água bem quente.

Bater, bater é uma técnica de mexer cremes num mesmo ritmo por algum tempo até que o creme obtenha a alteração de consistência esperada. Pode-se usar colher de pau ou batedor para bater na mão, liquidificador ou batedeira se considerar que não consegue manter o ritmo na mão. As claras são batidas até ficar como neve (aparência espumosa que varia de consistência se for para suspiro, merengue ou fritada); as massas de bolos devem ser batidas até que formem bolhas, assim o bolo fica fofo e leve; vitaminas e outras misturas, como sopas, por exemplo são batidas no liquidificador.

Sovar é bater vigorosamente uma massa com as mão, sem ajuda de nenhum utensílio, até que ela forme bolhas. Amaciar por fricção. Técnica usada para fazer pães e massa de pizza.

Ligar é o ato de misturar um ou mais ingredientes de forma homogênea.

Abrir a massa é estender a massa pronta com rolo.
Untar significa aplicar óleo ou qualquer matéria gordurosa em formas, assadeiras, pirex, etc. É usado para evitar que o alimento grude nos recipientes.

Polvilhar é o mesmo que pulverizar com farinha, canela, queijo ralado, etc. Espalha-se o produto por igual, em pequenas quantidades. Para isso pode-se usar a ajuda de uma peneira.

Flambar é a técnica de umedecer o alimento, tanto salgado quanto doce, com bebida alcoólica e colocar fogo. Os grandes Chefs usam maçarico na flambagem, mas não aconselho isso para iniciantes, pode resultar em acidentes.

Branquear é o mesmo que escaldar. Costuma-se usar esse termo para se colocar legumes por um minuto em água fervente, e depois jogá-los em água com gelo. Aviva a cor e mantém a crocância. O choque térmico é para estacionar o cozimento.

Reduzir não é consumir a comida já pronta na cozinha, reduzindo a fartura da refeição à mesa heim. Não há nada que tire mais do sério uma cozinheira ou mãe de família do que ter alguém beliscando a comida antes de ir á mesa. Reduzir em termos culinários significa fazer ferver, normalmente um molho, para diminuir seu volume.Diminuir o volume de um líquido pela evaporação (fervura). Usa-se também o termo Apurar para essa mesma técnica.

A Jardineira é geralmente utilizada como guarnição, é uma variedade de vegetais, arrumados em uma só travessa.

Lardear é fazer pequenos cortes na carne ou legume, para penetrar melhor o tempero e/ou calor. Usa-se o termo também para se referir ao ato de rechear com Bacon, linguiça, etc. Muito utilizado para assados.

Vinha-d'alhos é tempero feito à base de limão ou vinagre, com especiarias, cebola, alho, pimenta, entre outros, utilizado para realçar o sabor da carne.

Saltear é cozinhar em frigideira funda, com pouca gordura, mexendo constantemente, tampando e destampando, para que não forme molho, com fogo forte. A técnica é usada para fazer batatas souté, yakisoba, chucrute, refogado oriental de legumes. Os alimentos parecem saltar da frigideira. Visualizou?

Espero ter ajudado a você entender melhor o que suas receitas querem te dizer. Para saber sobre outros termos clique no título para acessar o glossário do site receitas e menú, ali tem uma gama enorme de termos gastronômicos que não caberiam neste artigo.

3 comentários:

  1. Bruna, parabéns pela boa idéia de esclarecer o significado de termos e expressões ligados à arte culinária!
    Se me permitem a sugestão, por que não sugerir aos leitores de seu blog que contribuam para a ampliação do glossário cozinhístico? Um modo de fazê-lo seria lembrar de variações e termos regionais, como "afogar" (o mesmo que "refogar") e "moquear" (um brasileirismo derivado de línguas indígenas que equivale a "churrasquear em grelha").
    A expressão "banho-maria" está dicionarizado assim, com hífen (que serve para reunir indissoluvelmente, em nova palavra, dois vocábulos semanticamente independentes).
    Um abraço!
    Frank Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia esta dos termos e expressões ligados a culinária.

    ResponderExcluir
  3. Ótima esta idéia de esclarecer o significado dos termos da arte culinária.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.