quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Tudo que faz bem também pode fazer mal

A chave está na consciência, e esta gera o equilíbrio e é nele que encontramos a saúde plena.

Já se sabe que tudo em excesso faz mal. Mas esta é uma informação muito genérica, e até informação em excesso faz mal. Recebemos informações de diversas fontes e formatos o dia inteiro, o tempo todo e muitas vezes não sabemos como proceder diante de algum conhecimento novo.

A primeira coisa é buscar a serenidade, estar em compasso com o seu organismo e o universo. Não coma algo ou tome um complemento alimentar simplesmente porque alguém disse que vai fazer bem. Saiba em que condições está o seu organismo, que tipo de vitamina ou sais minerais ele precisa no momento e principalmente escute o seu interior.

Nosso corpo nos dá todas as dicas que precisamos. Assim como a dor é um alerta de que algo não está bem, a vontade de comer algo específico também é um alerta de que o organismo precisa de algum componente de determinado alimento.

Não só as grávidas tem desejos. Elas apenas percebem melhor estes sinais porque durante a gravidez as mulheres ficam mais sensíveis.

Listei abaixo alguns alimentos, hábitos e vitaminas que costumam fazer bem e são muito procurados por todos que buscam a vida saudável, mas que devemos ter consciência dos seus efeitos contrários quando ministrados inadequadamente. Caso esteja observando algumas dessas reações modere o consumo da substancia relativa.

Excesso de água

A hiponatremia nada mais é que a diminuição de sódio no organismo. Quando a pessoa transpira, além de água, perde também uma quantidade de sódio que, se não for reposto adequadamente, pode causar enjôo, perda de consciência, confusão mental e edemas. Se o atleta se hiperidrata, o sódio do corpo se dilui e a concentração de água e sódio fica desequilibrada. “A hiponatremia atinge o sistema nervoso central e o atleta pode apresentar convulsões, ficar em coma e até chegar à morte”, explica Hélio Ventura, médico especializado em Medicina Esportiva pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Excesso de exercícios

A vigorexia é uma doença caracterizada pela obsessão em malhar exageradamente com o objetivo de aumentar a massa muscular. A fisioterapeuta e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Cyntia Schmitz explica que, ao realizar uma atividade física, a pessoa tem uma sensação de prazer liberada pela endorfina, "uma substância produzida pelo organismo e que pode ser liberada quando praticamos exercícios". Para a fisioterapeuta a vigorexia pode causar lesões pelo esforço. "Mesmo com lesões, a pessoa nesta situação não consegue parar de malhar ou deixar de ir à academia. Quando consegue, fica deprimida e angustiada". A vigorexia, segundo ela, pode também provocar estresse e depressão.

Além de moderação na prática dos exercícios, Cyntia diz que é importante uma atividade física orientada. "Se a pessoa realiza uma atividade física mal orientada, as consequências serão piores do que se ela não tivesse feito exercício algum".

Excesso de vitamina C

Doses altas de vitamina C no organismo podem competir com a absorção de outras substâncias importantes, como o cálcio na matriz óssea e a vitamina B12 no sangue, importante para evitar anemia. Além disso, favorece a absorção do ferro, que em excesso pode levar à hemocromatose, doença que prejudica fígado, coração e pâncreas.

A vitamina E trás duas armadilhas: em primeiro lugar, sua ingestão diária, durante um longo período de tempo, pode inibir as defesas orgânicas encarregadas de eliminar radicais livres. Com o tempo o organismo diminui suas próprias defesas.

O complexo B não trás grandes complicações. Mesmo assim, doses altas de cianocobalamina (vitamina B12) aumentam o apetite e engordam.

Cálcio em excesso diminui a absorção de Zinco e Magnésio.

Excesso de ingestão de fibras alimentares, especialmente em crianças, pode levar a uma diminuição da absorção de Cálcio.

Links utéis
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=1262
http://www.acessa.com/arquivo/viver/vida_saudavel/1999/10/13-Vigorexia/
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2103/br2103h.htm
http://www.temcura.com.br/article_read.asp?id=52


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.