sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Como usar das enzimas para manter um corpo perfeito

Você tem uma alimentação super saudável, não comete exageros, pratica exercícios de forma adequada e mesmo assim não atinge o peso desejado. Essa é a realidade de muitas mulheres que passam dos trinta anos.


Ocorrem duas coisas. Em primeiro lugar, após os trinta anos há uma mudança na estrutura óssea da mulher que a torna mais pesada. Maior peso na balança nem sempre significa sobrepeso ou obesidade. Outra coisa é que as culturas alimentares desenvolveram combinações inadequadas como unir proteínas e carboidratos numa mesma receita. Nosso organismo não dispõe de enzimas (que são produzidas pelo pâncreas) suficientes para digerir esses alimentos ao mesmo tempo e o aproveitamento de um deles fica prejudicado, resultando em má digestão e gorduras localizadas.

Para reduzir esse problema existem duas alternativas: ou você adere à dieta das enzimas que separa os alimentos em proteínas combinadas com verduras e frutas ou carboidratos combinados com verduras. As frutas devem ser consumidas preferencialmente sozinhas ou antes de refeições ricas em gorduras; ou opta por aumentar o consumo de enzimas alimentícias dando uma atenção especial aos alimentos ricos nessa substancia.

Enzimas são proteínas complexas que agem como catalisadoras em quase todo processo bioquímico que ocorre no corpo. Sua atividade depende da presença de vitaminas e minerais adequados, particularmente o magnésio.

O papel das enzimas é agilizar as reações químicas em determinadas substâncias. “Elas podem ser de origem animal ou vegetal. Sem elas, os processos químicos seriam muito mais lentos e necessitariam de mais energia (calor) para serem concluídos”, informa o pró-reitor de Administração da Universidade da Região de Joinville (Univille)

Ricas em enzimas, algumas frutas, desintoxicam o organismo, dissolvem e expelem os venenos; além de repôr as vitaminas necessárias e os sais indispensáveis. O suco de abacaxi é um santo remédio para má digestão, porque concentra uma grande quantidade de enzimas. Assim como os sucos de figo e gengibre, o de abacaxi ajuda a controlar o colesterol no sangue e contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar.


As enzimas digestivas do abacaxi e do gengibre, em especial, são auxiliares na digestão e evitam que toxinas se acumulem e dêem origem à celulite.

Bebida super poderosa, o suco enzimático.

A receita é simples: bata no liquidificador 1 copo de suco de laranja, ¼ de papaia, ¼ de maçã com casca, ½ fatia de abacaxi, 1 folha de couve, ¼ de cenoura crua sem casca e 2 cubos de gelo. Em seguida, coe e adoce com mel ou açúcar mascavo. "A bebida acelera o metabolismo, facilita a digestão e melhora a contração muscular, pois é rica em clorofila, vitaminas B6 e C, potássio, ácido fólico e bioflavonóides. Ideal para o desjejum, energia para um dia de intensa atividade.

Alimentos ricos em enzimas devem ser consumidos crus. Conservas e fermentados potencializam o teor de enzimas.

Pepino com casca
Gengibre
Abacaxi
Aloe Vera ou babosa
Azeite de oliva extra virgem
Mel
Uvas
Manga
Abacate
Banana
Mamão entre outros

11 comentários:

  1. Gostaria de receber uma dieta simples das enzimas,mas equilibrada,pois não tenho condições de fazer uma dieta cara.No entanto ,preciso emagrecer.Tenho 49 anos,83 quilos e 1 metro e 56 de altura.Tenho problemas de coluna e hipotireoidismo.

    ResponderExcluir
  2. Você precisa procurar um Nutrólogo. O Nutrólogo é um médico que usa a nutrição como terapia. Só ele pode analisar suas taxas de hormônio e eventuais outros problemas, e então receitar a dieta mais adequada. Você pode chegar nele já dizendo que quer usar a dieta das enzimas e ele pode desenvolver um cardápio especialmente pra você dentro desta dieta.

    A dieta das enzimas não é cara porquê ela usa de todo tipo de alimento, o que muda são as combinações. O básico é não misturar na mesma refeição proteína com carboídratos e procurar consumir sempre (mas com moderação) os alimentos enzimáticos como Abacaxi, pepino, gengibre, maçã, etc.

    Espero ter ajudado. Abraços, Bruna.

    ResponderExcluir
  3. Emidio de Curitiba,onde encotrar o enzimas de frutas.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Procuro o enzimas de frutas e o elixir flora,que a muito tempo nao encontro e para mim foi muito bons!

    ResponderExcluir
  5. Emedio, as enzimas estão nas frutas, cada qual com enzimas específicas e em graus diferentes. Por exempo: abacaxi é uma fruto muito enzimática que auxilia a digestão de carnes. Como frutas da época e estará ingerindo enzimas.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Gostaria de receber uma dieta de enzimas. Tenho 41 anos e a tres anos entrei na menopausa, pois fiz a exterictomia, estou fazendo reposição hormonal...não consigo perder os 6 kilos que ganhei desde então.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Márcia, aqui não desenvolvemos dietas personalizadas. Para isso você deve procurar um nutricionista. Principalmente por estar fazendo um tratamento específico.
    Hortelã e chá de folha de amoreira são excelentes no reequilíbrio hormonal feminino. Se o seu problema de peso for por causa dos hormônios dificilmente uma dieta irá reduzir. Você precisa buscar o equilíbrio dentro do seu tratamento hormonal. Converse com seu médico sobre isso.
    O que você vai encontrar no Gororobas é um suporte para colocar sua dieta em prática, com receitas saudáveis e gostosas ao mesmo tempo.
    Espero ter ajudado. Boas Festas!!!

    ResponderExcluir
  8. As orientacöes sobre a importancia das enzimas estäo ótimas, porem, de acordo com a pesuqisadora americana Ann Wigmore que desenvolveu uma tabela de compatibiidade dos alimentos em face do processo digestivo, as frutas näo se armonizam com as folhas verdes durante o processo digestivo, apenas a macä pode ser misturada em sucos com ashortalicas.
    As frutas cítricas só devem ser combinadas numa refeicäo entre si ou com as frutas neutras (mamäo, abacate e limäo) e as frutas doces tambem, nunca misturar doces com citricas e os melöes e melancia só devem ser consumidos cada um sozinho e sempre de estomago vazio, nunnca misturar com outras frutas ou outros alimentos. A única fruta já pesquisadae pode ser consumida com folhas verdes e hortalicas é a macä. Experimentem fazer para o desjejum o suco de luz do sol da professora Ana Branco da PUC-Rio (coloque BIOCHIP na busca ou veja no Youtube)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ter acesso a essa pesquisa, Francis. De todo modo, obrigada por compartilhar sua opinião. ;)

      Excluir
  9. O suco enzimatico, o que pode substituir a folha de couve? Espinafre serve?

    ResponderExcluir
  10. Não, espinafre nunca deve ser consumido cru, muitas vezes ele se apresenta tóxico. Não sei exatamente o que vc poderia colocar no lugar da couve, talvez hortelã.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.