segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Alguns utensílios que não podem faltar na sua cozinha

A cozinha é um laboratório, e para fazermos boas experiências precisamos das ferramentas corretas além da matéria prima ideal é claro, os alimentos orgânicos. É muito importante que tenhamos a preocupação de saber a procedência do alimento que trazemos pra casa isso vai dizer muito sobre a qualidade dele.

Com os utensílios, a primeira dica é: sinta-se bem com eles! Uma ferramenta só é realmente boa quando você tem prazer em usá-la.

Abaixo listo alguns que são muito úteis, práticos e versáteis e existem variações dos mesmos para diferentes gostos.

Esta é uma panela Wok. Uma boa dona de casa ou um grande Chef deve ter boas panelas em sua cozinha. Existem diversos tipos de panelas e cada qual com finalidades diferentes. Escolhi a Wok para representá-las por ser uma panela muito versátil. Seu tamanho é ótimo. Ela é espaçosa e antiaderente, perfeita para fazer Yakisobas, risotos, caldeiradas, muquecas, tapioca, macarrão ao pesto ou alho e óleo, uma infinidade de receitas maravilhosas tudo numa só panela, leve e fácil de lavar.


Outro item muito importante é o pilão. O pilão pode ser de madeira, de plástico, de inox, ou de mármore. Prefiro o de mármore ou pedra são por que além de serem fáceis de lavar e não soltarem nenhum resíduo que vá contaminar o alimento, têm um peso bom que os permite ficarem fixos na bancada da cozinha. Outros materiais são mais leves e atrapalham a intensidade do pilar. O pilão é muito útil na confecção de temperos para conserva, na mistura de ervas, nas receitas de paçoca entre outras coisas a prática habitual de pilar alho para diversas receitas.

Um bom jogo de facas afiadas. Para cada tipo de prato existe uma faca adequada. Há facas para carnes, para desossar aves, para cortar legumes e frutas com precisão, para pão. Não se deve usar facas de mesa na cozinha, além de deixá-las feias, elas não tem o fio apropriado. Ao adquirir seu cepo leve as facas ao amolador e crie o hábito de afiá-las periodicamente.

Um descascador com boleador é muito útil para não desperdiçar legumes. Quando descascamos com a faca muito da carne do legume é jogada fora além de deixar um péssimo aspecto no mesmo. Com o descascador fazemos economia e ainda deixamos a superfície do legume lisa e bela. O boleador serve para montar decorações nos pratos. Pode se fazer bolinhas com todo tipo de legumes e frutas.

Uma espátula para peixe, uma escumadeira e uma concha para molhos também são essenciais. Sem a espátula para peixe certamente você irá quebrar a delicada carne de peixe ao tentar servir, sem uma escumadeira suas frituras ficarão encharcadas de óleo e a concha para molhos permite um acabamento mais delicado no preparo dos pratos que vão à mesa. Claro que também são necessários a concha de caldos e uma grande colher de arroz.











Uma boa centrífuga de saladas traz praticidade e economia pra sua cozinha. Ao comprar verduras, lave-as bem e passe na centrífuga, guarde em potes ou sacos plásticos e vão durar meses. Na hora de montar a salada é só pegar as folhas na geladeira e usar a criatividade. Não há nada mais chato que ter que lavar folhas antes do almoço.

O maçarico é um luxo, mas fundamental para quem gosta de fazer flambagens. Técnicas alternativas de flambagem podem se transformar em acidentes. Procure sempre as ferramentas ideais para cada técnica, a segurança e a saúde em primeiro lugar.



O pão duro é essa espátula de ponta arredondada. Sua função é auxiliar na retirada de cremes, pastas e massas de vasílias, batedeiras, liqüidificadores. Um grande auxiliar contra o desperdício.







Se você não tem e nem quer ter uma batedeira elétrica em casa precisa de um batedor manual. Eu não gosto de batedeira elétrica e uso o garfo para bater minhas claras em neve, mas não é o ideal. As claras ficam muito bem batidas e sem tanto sacrifício com um batedor manual. Esse da foto ainda vem com timer para você controlar o tempo que vai bater. Uma ferramenta muito boa.






Ninguém é obrigado a ter uma garrafa de chantily em casa, mas se você gosta de café com creme e quer fazer chantily caseiro seria bom ter uma.

Agora para as confeiteiras de plantão, pra você que adora fazer os bolos de aniversário da família, não pode faltar uma seringa de confeiteiro na sua cozinha. Os diversos bicos produzem os mais diferentes efeitos para você usar a sua criatividade livremente.






Aqui no Gororobas privilegiamos o trato caseiro dos alimentos, uma alimentação natural, orgânica e consciente. A utilização dos farináceos deve ser moderada e o ideal do seu consumo é o de confecção caseira. Há quem faça seu macarrão cortando as tiras com faca, mas ter uma máquina dessas é muito mais prático.






Essa ferramenta não é fundamental em todas as cozinhas, mas naquelas onde reinam os frutos do mar ela pode ser bastante útil. É um quebrador de frutos do mar bem desenvolvido para o conforto do Chef.



Para fechar as dicas de hoje esse incrível abridor de vinho. Ganhei um desses de presente de casamento da minha irmã, Maria Eduarda, é realmente maravilhoso, só que já usou pra saber o quanto vale a pena ter um. É de uma praticidade, a rolha sai numa maciez que a mulher mais delicada e frágil seria capaz de abrir uma garrafa de vinho. Chega de ficar sempre esperando que um homem venha abrir a garrafa. Chega daquela cena de bater a bunda da garrafa na parede com pano de prato. Com este abridor abrir a garrafa virou até um ritual elegante. Agora só faltam as taças para a gente brindar.

Quaisquer desses utensílios são facilmente encontráveis em lojas especializadas em artigos para o lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.