quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Desperdício zero! Podemos aproveitar diversas partes do alimento, mas jogamos as melhores fora

Nas cascas e talos das verduras, frutas e legumes estão concentrados seus poderosos elementos nutricionais. Mas nossos hábitos culinários nos levam a descartar estas partes valiosas dos alimentos.


A grande maioria pode ser usada em sopas, caldos, risotos, farofas, bolinhos e doces.

Na comunidade do orkut Culinária-Receitas tem um excelente tópico dedicado a esse assunto que linkei ao título deste artigo para facilitar suas buscas. Deste tópico selecionei a receita de doce de casca de maracujá por se tratar de um magnífico terapêutico para diabéticos. Justo para quem não pode comer doce, um doce que não fará mal.

A parte branca da casca do maracujá é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose.

Para o doce ficar ainda mais inofensivo substitua o açúcar por stévia. É uma boa receita não só para diabéticos, mas para todos que pretendem perder uns quilinhos mantendo a saúde.

DOCE DE CASCA DE MARACUJÁ

INGREDIENTES: Cascas bem lavadas de 6 maracujás firmes 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de água 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá 1/2 colher (sopa) de canela em pó MODO DE

PREPARO: 1- Lave 6 maracujás. Descasque-os deixando toda a parte branca e cubra com água. 2- Deixe de molho de um dia para o outro. 3- Escorra e coloque em uma panela com o açúcar, a água, o suco de maracujá e a canela. 4- Leve ao fogo e cozinhe tudo até que se forme uma calda meio grossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.