quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Uma alimantação para a longa vida! Macrobiótica

A palavra macrobiótica é uma palavra grega que significa: macro (grande) e bio (vida) grande vida na tradução literal da palavra, mas o sentido é longa vida.

A macrobiótica é uma filosofia alimentícia proposta no final dos anos 60 por Michio Kushi, que foi inspirado pelo filósofo Georges Ohsawa.
A dieta macrobiótica enfatiza cereais integrais cultivados localmente, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refeições pelo princípio das propriedades do yin e yang.
O yin e o yang são duas forças opostas, yin é o lado flexível, frio e yang é o lado forte, quente, dinâmico. O objetivo da macrobiótica é equilibrá-los para promover a saúde e bem estar.
Todo alimento suave, delicado, carnes brancas, são yin; os alimentos fortes, quentes, carnes vermelhas, sal são yang. O excesso de uma das energias provoca o desequilíbrio do organismo. Em leituras da macrobiótica você encontra tabelas completas dos alimentos yin e yang e orientações de como diagnosticar o estado do seu organismo analisando as fezes, urina e língua.
Nesta filosofia, nada deve ser feito de forma abrupta, acredita-se que o ideal seja deixar de comer carne, mas cortar a carne do dia pra noite é tão nocivo quanto o seu consumo. Deve-se ir diminuindo o consumo habitual aos poucos até que o próprio organismo passe a rejeitar a carne. Assim também é com os doces.

É uma filosofia da busca pelo equilíbrio, isso vai além da alimentação. É importante saber diagnosticar o nível de yin e yang no organismo, comparar com a personalidade da pessoa e, então, com a tabela dos alimentos montar uma dieta pessoal.
Alguns exemplos:

Alimentos Yin: centeio, aveia, milho, cevada, berinjela, tomate, pimenta, pepino, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-flor, lentilhas, pescado, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga, frutos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, pimenta, refrigerantes.

Alimentos Yang: arroz, trigo, alface, repolho, alho-poró, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenoura, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.


Links úteis
Livro para Download
Macrobiótica Zen - a Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento - Sakurazawa Nyoiti (George Ohsawa). Este site está disponibilizando esse livro para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.