segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Os 10 mandamentos da boa alimentação

O que não pode faltar na sua alimentação cotidiana, segundo os nutricionistas, para atingirmos uma vida saudável:


1 - Aveia: Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e já é reconhecido pala agência americana de controle de alimentos e remédios (FDA) como redutor de risco de doenças cardíacas. A recomendação diária de consumo é de 40 gramas de farelo ou 60 de farinha.

2 - Alho: Reduz a pressão arterial, protege o coração, diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta a de colesterol bom (HDL). Sua capacidade de prevenir a aparição de tumores malignos já está sendo pesquisada. É recomendado o consumo de um dente por dia.

3 - Azeite de oliva: Reduz o LDL. A substituição de manteigas e margarina por esse alimento pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. A quantidade recomendada é de quinze mililitros por dia.

4 - Castanha-do-pará: Ganhou selo de redutor de doenças cardiorrespiratórias pela FDA. Com as mesmas propriedades podem ser mencionados a noz, o pistache e a amêndoa.Trinta gramas por dia são suficientes para uma saúde melhor.

5 - Chá branco: Ainda mais poderoso que o verde, auxilia na prevenção de tumores malignos, doenças do coração e obesidade. A quantidade recomendada é de quatro a seis xícaras por dia.

6 - Maçã: Ajuda a prevenir tumores malignos. Assim como todas as frutas, ela evita o aparecimento de doenças oculares e auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea. Cinco porções de frutas por dia é a quantidade ideal. No inverno consuma menos, pois as frutas tendem a resfriar o corpo.

7 - Peixes: Alguns peixes, como é o caso da sardinha, do salmão e do bacalhau são ricos em ômega 3. Por esse motivo, ajudam na prevenção de infartos e derrames. Os peixes em geral reduzem a probabilidade de dores provocadas por artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer. A recomendação é de pelo menos 180 gramas por semana.

8 - Soja: Não vale a transgênica. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, o nível de colesterol ruim, ameniza os incômodos da menopausa e previne câncer de mama e cólon. Por dia, deve-se consumir, 150 gramas.

9 - Tomate:Ajuda na prevenção do câncer de próstata. Uma colher e meia de sopa por dia é o ideal.A ingestão semanal de dez colheres de molho de tomate ajuda a reduzir am até 50% o risco de mais de dez tipos de câncer, entre eles, o de próstata.

10 - Vinho tinto ou suco natural de uva: A uva vermelha, componente do vinho tinto, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias prevenindo doenças do coração. A quantidade recomendada é dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

2 comentários:

  1. Estimada Bruna, soy pablo rosato (el medico arg que vui tu boca dolente en aquel bloco) bueno , proximamente voy a hacer comentarios al respecto de los beneficios de ciertos alimentos y bebidas. abrazo

    ResponderExcluir
  2. Caro Pablo, bom tê-lo aqui conosco!Suas contribuições são muito bem vindas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.