terça-feira, 11 de março de 2008

Alimentação na menopausa

Dedico o post de hoje à minha mãe,
Aidê Veiga. Desejo que todas as mulheres
cheguem na menopausa lindas e divertidas como ela.

Sábado passado, dia oito de Março, comemoramos o dia da mulher. A matéria de hoje é dedicada às mulheres. Uma pequena contribuição para reduzir os inconvenientes de um momento tão delicado em suas vidas, a menopausa.

A menopausa é um período de dois ou três anos que cerca o último ciclo menstrual, quando a vida reprodutiva está chegando ao fim. Portanto, não é uma doença e sim um estágio da vida da mulher, como o foi a adolescência. O corpo muda e é preciso entender que mudanças são essas para garantir a manutenção da saúde.

O período fértil realmente chegou ao fim e a redução do estrógeno torna-se bastante acentuada, gerando uma série de sintomas indesejáveis. À medida que esse hormônio diminui, as taxas de colesterol e triglicérides tendem a aumentar no sangue.

Ondas de calor na face, pescoço e tórax, e ocasionalmente, em todo o corpo. Essas sensações podem ser acompanhadas por sudorese e calafrios que duram em torno de três minutos, mas se repetem por três anos tirando o sono e o humor.

A pele torna-se mais delgada, mais seca e mais enrugada em virtude da perda de uma proteína, o colágeno.

O ressecamento não é só na pele, mas também na vulva, causando desconforto no ato sexual, consequentemente diminuindo sua frenquência.

Não há dúvidas que todas essas mudanças podem produzir alterações do humor, esquecimento, perda da capacidade concentração, sonolência e depressão.

Como a alimentação pode ajudar a reverter o quadro?

A mulher na menopausa não pode abusar da gordura saturada. Na verdade
ninguém deve, mas o hormônio perdido, antes controlava a absorção do
colesterol
ruim, agora sem ele, o consumo de gorduras deve diminuir.

Segundo a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a redução de
gordura dietética para 30% das calorias pode trazer benefícios adicionais ao
diminuir os riscos de câncer de mama, útero e cólon.

Como a perda do estrógeno vem acompanhada de perda de cálcio e vitamina D, há
probabilidade de desenvolvimento de osteoporose, o aumento no consumo de leite e
seus derivados se faz necessário.

Para repor a vitamina D banhos de sol, muita praia ou passeios no parque. Não adianta aumentar o consumo de cálcio e não tomar sol por 30 minutos por dia no mínimo, o organismo não vai absorver. O combate a osteoporose deve ser composto de cálcio e vitamina D, ou seja leite e sol.

Outra perda é o colágeno, esse você encontra nas melhores lojas de produto natural, é um pozinho bege que você mistura na água e bebe. Não tem gosto de nada e é um excelente complemento alimentar, outro aliado na reposição de colágeno é a gelatina de peixe vendida em cápsulas e a própria gelatina que se faz para as crianças útil nesse caso. Tenha sempre pronta na geladeira, uma boa alternativa para sobremesa light.

Resumindo, na menopausa, cuide dos níveis de colesterol, aumente o consumo de cálcio e colágeno, aproveite bem os passeios ao ar livre diariamente e consulte seu médico é claro. Talvez seja necessária uma terapia de reposição hormonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.