sexta-feira, 28 de março de 2008

Freyre e Cascudo estavam errados, contraditos por suas próprias palavras

Em pesquisa sobre a origem da culinária brasileira, deparei-me com um interessante artigo de Mártin César Tempass, no site http://www.slowfoodbrasil.com/. No texto, o antropólogo defende que os célebres autores Gilberto Freyre e Câmara Cascudo teriam sido contraditórios ao afirmarem que a culinária brasileira foi criada por africanas e portuguesas com ingredientes indígenas.

Mártin usa citações das obras desses autores, para comprovar que a culinária indígena influenciou,o que chamamos hoje de culinária brasileira, com muito mais do que apenas culturas de colheita e plantio.

Freyre (1966, p.220) afirma que, diante do contato, "do indígena se salvaria a parte por assim dizer feminina de sua cultura".

Ora, a cultura feminina dos índios era justamente a culinária e a confecção de utensílios, dentre os quais listados por Freyre (1997), encontramos pilões de pau, colheres de pau, peneiras de taquara, palhas de milho, panelas de barro.

Já Câmara Cascudo (1967, p.31) destaca que entre os índios as panelas estavam sempre no fogo. "A comida tinha outro sabor pela continuidade com que os alimentos sofriam a ebulição incessante".

Como se as obras de Freyre e Cascudo não bastassem para comprovar a contribuição indígena à gastronomia brasileira, os nomes dos pratos estão aí, na língua nativa para não deixar dúvidas de quem os criou: moqueca, caruru, paçoca, tapioca, beiju, mingau, pipoca, tucupi, tacaca, pirão, entre tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.