segunda-feira, 17 de março de 2008

A Semana Santa

Mesmo com o crescimento contínuo de outras religiões, o Brasil ainda é um país majoritariamente católico. Em algumas regiões, as manifestações católicas são mais evidentes, tomando lugar nas ruas das cidades. É o caso do nordeste, onde procissões e turismo religioso são muito fortes.

Nesta semana entramos numa das festividades mais importantes para os católicos, a Semana Santa. Neste período a Igreja dita a dieta dos fiéis. Nos artigos desta semana veremos o porquê.

A semana começa com o Domingo de Ramos, quando Jesus, com sua entrada triunfal em Jerusalém, aclamado pelo povo que acenava com ramos nas mãos, desperta nos sacerdotes o medo por sua popularidade e influência sobre a população. Usa-se levar um ramo de alecrim à missa, este é benzido depois pendurado na cozinha onde fica até o outro ano, para que nada falte em casa. Junto ao ramo, leva-se também um pãozinho. Acredita-se que após benzido neste dia, o pão ganha poderes curativos.

Para os cristãos mais tradicionais, no período da quaresma (os quarenta dias após a quarta-feira de cinzas) é praticado o jejum. Pode ser um jejum total, à base de água ou parcial, excluindo a carne da dieta. De qualquer maneira, os cristãos menos praticantes costumam respeitar o jejum da sexta-feira santa.

Amanhã falaremos da quinta-feira santa, o dia da Santa Ceia, e até sexta-feira falaremos do Domingo de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.