quarta-feira, 30 de abril de 2008

Hortelã como auxiliar no equilíbrio hormonal


Alguns tipos de hortelã

Cheirinho de Hortelã me faz lembrar um bom quibe de forno; chocolate com hortelã é o meu favorito; para qualquer mal estar estomacal recorro primeiro ao chá verde com hortelã; mas nunca me passou pela cabeça usar a erva para buscar equilíbrio hormonal.


A cada dia mais e mais mulheres urbanas apresentam distúrbios hormonais. Os motivos são vários: o primeiro deles a alimentação a base de carnes que foram submetidas aos hormônios (principalmente o frango de granja), depois vem os anticoncepcionais à base de hormônios masculinos, a menopausa é fonte de desequilíbrio, já que o útero para de produzir os hormônios que equilibram o organismo.


Cientistas turcos garantem que tomar chá de hortelã duas vezes ao dia reduz os níveis de hormônio sexual masculino no corpo da mulher e, conseqüentemente, impede o desagradável crescimento excessivo de pêlos escuros e grossos na barriga, seios e rosto.


A hortelã contém em suas folhas vitaminas A,B e C e minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio). Além do equilíbrio hormonal ela exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, tem propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas.


É bom para dores de cabeça e juntas doloridas; para dores abdominais, tome um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. É ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros), calmante, e também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, e aumenta produção e circulação da bílis.


Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, espanta insetos e até ratos.
Quem diria que essa linda ervinha perfumada teria tantos usos e funções.

Uma fonte interessante:
http://www.saudeplena.com.br/noticias/index_html?opcao=07-2202-hortela

Um comentário:

  1. que legal, não sabia dessa história de espantar ratos!!!

    eu tenho dessa mais gordinha em casa, e tomo sempre, para mal estar estomacal e tbm junto com limão para refrescar!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.