quarta-feira, 23 de abril de 2008

Pão ázimo ou Matzá

Matzá na festa do Pessach - a Páscoa Judaica



Matzá é como os judeus chamam o pão ázimo. Ele possui vários furinhos, feitos na massa antes de ela ir ao forno para impedir a formação de bolhas de ar e o consequente crescimento do pão.

Depois de assado, como não corre mais o risco de fermentação, o matzá pode ser triturado e utilizado como farinha no preparo de bolos, pães e outros pratos.


A receita tradicional do Matzá leva

um quilo de farinha de trigo integral
meio litro de água fria
meio copo de azeite de oliva extra virgem
sal a gosto

Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente. Faça os furinhos e leve ao forno em temperatura moderada. Assa rapidamente, há quem faça em frigideira com fogo baixo. Fica pronto quase tão rápido quanto crepe.


A preparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, o pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.

Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído para qualquer outra receita que precise de farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.