sexta-feira, 25 de abril de 2008

Por que comer ovo de galinha caipira é melhor que comer ovo comum?


A composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.

Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que os ovos de galinhas caipiras possuem cerca de quatro vezes mais vitamina "A" que os ovos de granja.

As galinhas que são criadas soltas e se alimentam de milho e outros cereais, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro. Já as galinhas de granja produzem gemas com coloração mais pálida por serem alimentadas com rações e outros tipos de alimentos, entre os quais, injeções de hormônios para acelerar seu crescimento. Esses hormônios passam para o ovo também.


A diferença de coloração dos ovos pode variar entre branca, amarela, vermelha, isso vai depender da raça da galinha. No sítio que minha mãe cresceu tinha até galinha que colocava ovo azul. Geralmente, as galinhas que põem ovos de cor são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. É importante enfatizar que a cor dos ovos depende exclusivamente da raça da ave, enquanto um canário põe ovo de coloração azulada, a codorna põe um ovo todo pintadinho.

A qualidade do ovo depende da qualidade da alimentação da galinha, e é mais visível pela cor da gema e não da casca. Quanto mais escura a gema, maior a quatidade de retinol e carotenóides totais, que são especificidades da vitamina A no sangue, além do ferro já citado. Se a galinha caipira é tratada com alimentos orgânicos, tanto melhor será seu ovo, livre dos aditivos químicos tão presentes nas rações comerciais.

Outra diferença entre ovos caipiras e de granja, é que os primeiros podem vir galados (de onde nasceriam pintinhos) enquanto os de granja são sempre estéreis. Os ovos galados são mais fortes porque indicam que a galinha está saudável e fértil. Eles concentram mais nutrientes que os não galados porque estão prontos para nutrir uma nova vida.

3 comentários:

  1. e convenhamos né?? ovo caipira é muuuuito mais saboroso! deixa a comida mais colorida, o bolo mais fofo, o creme mais cremoso!

    ResponderExcluir
  2. Não se dão hormônios para crescimento em aves, é proibido por lei. Os hormônios em questão são proteicos, e seriam desnaturados e quebrados em aminoácidos durante a digestão, pois não podem ser absorvidos integralmente. Alguém pode sugerir que ao invés de fornecer pela alimentação os produtores talvez injetem esses hormônios via intravenosa. Bem, não existe método automatizado para injetar coisa alguma em aves, e injetar hormônios em cada franguinho individualmente numa granja com milhares de animais... é um tanto impraticável.

    Então como os frangos crescem tão rapidamente hoje em dia? Resposta: Seleção articial dos produtores, que preservaram linhagens com grande conversão alimentar e rápido crescimento, além de rações balanceadas e melhorias nas condições sanitárias. É obra da zootecnia e da veterinária.
    Esqueçam essa lenda urbana de hormônio, por favor... uma simples lida em algum livro sobre fisiologia da digestão convencerá vocês de que é inútil fornecer hormônios na alimentação dos animais, pois é impossível que estes os absorvam na forma de hormônio íntegro.

    ResponderExcluir
  3. mas felipe,à respeito dos hormônios,se ñ são dados pela ração,há estimúlos alimentícios para que elas tenham mais hormônio.certo?

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.