quinta-feira, 8 de maio de 2008

Coração de alcachofra à mesa, mulheres quentes na cama

Ontem fui às compras com meus pais, havia uma promoção incrível de alcachofras em conserva, meu pai pegou dois vidros e me disse: Hoje vou entrar no Gororobas para descobrir o que fazer com isso.


Fiquei morrendo de vergonha, nunca escrevi nada sobre essa exótica flor medicinal.

Da família das margaridas e girassóis, a alcachofra veio à mesa pela primeira vez nos tempos do Império Romano, quando foram descobertas suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Nessa época somente nobres e reis podiam usufruir do seu poder e sabor inigualáveis.

A cada 100g de alcachofra, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. O sabor amargo estimula as secreções digestivas e água do seu cozimento é um verdadeiro chá de efeito diurético, estimulante da vesícula biliar e ativador da digestão.

Possui uma substância chamada ciarina que atua na melhora das funções do fígado, e é considerado em muitas culturas de medicina alternativa como eficaz no tratamento de diabetes e problemas hepáticos.

Na Antigüidade, elas já eram utilizadas pelos médicos no preparo de medicamentos contra a febre, doenças do fígado, reumatismo e até como antidepressivo. Acredita-se também que levanta a libido feminina, por esse motivo foi proibido o seu consumo por mulheres francesas no tempo de Catarina de Médicis.

É uma iguaria cara no Brasil por não ser cultivada em lugares tropicais, toda alcachofra que compramos por aqui é importada e isso encarece o produto.

O ideal é consumir no mesmo dia da compra, pois ela começa a perder suas qualidades logo depois de colhida.

Preparando sua preciosidade culinária:

Deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer.

Já disse aqui em outro post para nunca usarem panelas de alumínio, elas fazem mal à saúde, mas no caso da alcachofra reforço essa orientação, porque esse tipo de panela escurece as flores.
Para qualquer prato que se queira fazer com ela é necessário seu cozimento. Nunca o faça com muita água. O ideal é cozinhar no vapor, mas se o fizer na água, não ultrapasse a metade da flor. Para saber se está cozida, é só puxar uma folha, se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto.

Risoto Coração de uma flor


Coração de alcachofra em conserva (o fundo e o coração são as partes mais nobres da flor)
para cada 200g de alcachofra 1 copo de arroz integral
1 cebola roxa picada
50g de nozes ou castanhas quebradas
azeite de oliva extra virgem
cheiro verde picado

Deixe o arroz de molho por 24 horas, cozinhe no esquema chama de isqueiro que já ensinei em posts anteriores
corte o coração e o fundo da flor em cubos médios (mais para pequenos)

as panelas de barro ou ferro acentuam mais o sabor
faça um refogado da cebola com o azeite, quando ela estiver transparente junte o coração de alcachofra picado, mexa bem e deixa dar uma douradinha.

Junte o arroz já cozido, mexa bem, adicione as nozes e o cheiro verde, prove, pode ser que baste o sal do cozimento do arroz.

Sirva com salada verde e um bom vinho branco.

Excelente afrodisíaco feminino, é uma boa opção para os homens mostrarem seus talentos na cozinha e garantirem uma noite inesquecível à mesa e além dela.

4 comentários:

  1. Grato pela receita, vou testar hoje. Se der certo, vou chamar uma pessoa especial pra jantar em casa ;]

    ps. o que rola com as panelas de aluminio?!

    ResponderExcluir
  2. bacana d+ esse seu espaço. parabéns e
    boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo elogio Fausto. Disponha, este espaço é nosso!

    Dedos, o problema é que o alumínio da panela se despreende quando são cozidos alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano. O excesso de alumínio interfere na absorção de selênio e potássio.

    As patologias mais recorrentes são: constipação intestinal, cólicas abdominais, anorexia, cefaléia, esquecimento, distúrbios de aprendizado, hiperatividade, crises convulsivas, incoordenação motora, demência pré-senil, padrão de fala alterados, diminuição das funções hepáticas e renais.

    saiba mais no site http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/12/03/saude-geriatria/aluminio-intoxicacao/

    Apesar de ser voltado para idosos, é fonte de informação para a busca de um envelhecimento saudável.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.