segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sou saudável mas minha digestão é difícil, por quê?

Os exames estão em dia e você é uma pessoa super saudável. Tem uma alimentação equilibrada e rica nos mais variados nutrientes, faz exercícios e é feliz, mas mesmo assim sofre dos males da digestão ruim. O que acontece?

Podem ser vários os motivos, alguns você pode descobrir sozinho, outros talvez seja preciso a ajuda de um médico ou nutricionista.

Problemas respiratórios refletem numa má digestão. Quando estamos mastigando, a boca fica fechada e se você não conseguir respirar direito pelo nariz, irá engolir ar durante a deglutição provocando gases, além de não mastigar direito para engolir logo e poder respirar pela boca novamente.

Cada organismo é um universo particular, por isso há sempre que se buscar um médico com o qual você tenha afinidade, porque será ele o seu guia em determinadas áreas do seu corpo que você não poderá descobrir sozinho.

Pode ser que você tenha alergia a algum alimento, pode testar retirando-o da sua dieta por um tempo e observando a reação do seu organismo quando voltar a consumi-lo.

Algumas pessoas que têm incômodos digestivos resolvem cortar alguns alimentos da sua dieta, como o abacaxi, a pimenta e o café, mas nem sempre são eles os vilões. Ao contrário, são alimentos que auxiliam a digestão por estimular a produção de líquidos digestivos. Eles só não são indicados para quem tem a mucosa ferida ou super sensível.

Evita falar às refeições e procure baixar a ansiedade nessa hora, mastigue bem e não beba líquidos gelados e gaseificados. O ideal é não beber nada às refeições, mas em algumas ocasiões prefira bebidas que auxiliem a digestão como o vinho seco e os chás verde, hortelã, espinheira santa e carqueja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.