quarta-feira, 21 de maio de 2008

Por que o açúcar dá carie?

O leitor assíduo deste blog já deve ter lido outros posts que revelam os inúmeros males deste sedutor pó branco. Mas como ele é irresistível, muitos de nós acabamos caindo em tentação.

Por isso, eventualmente eu publico alguma sugestão de sobremesas e doces, mas sempre com mel ou açúcar mascavo, que são ao menos mais nutritivos que o açúcar branco.

O prazer é tão grande, e o potencial de vício igualmente intenso que não só nos deixamos levar, como muitos pais acabam acostumando suas crianças com doces ligados a momentos de lazer e união familiar. Não à toa uma marca de açúcar ter adotado a palavra como seu nome.

O mal mais conhecido do consumo de açúcar é a cárie, e estas crianças estão expondo sua primeira dentição a esta doença tão comum, que vai incomodá-la para o resto de sua vida.

Devo dizer que, com uma alimentação natural com pouquíssimo açúcar na infância, cheguei à idade adulta sem ter tido cáries, escovando os dentes apenas pela manhã e à noite.


Todo e qualquer alimento se converte em açúcar e pode causar a placa bacteriana. Ela é a associação de restos alimentares e de bactérias da boca que, utilizando o açúcar da alimentação, formam ácidos que atacam os dentes e substâncias que inflamam as gengivas.

Por isso a higienização é muito importante. As balas e chicletes são os maiores vilões, porque grudam no dente e não saem totalmente mesmo com boa escovação, a boca fica ácida facilitando a ação das bactérias.

Existem vários tipos de açúcares e o grau de acidez varia de um para outro. Por isso, uns doces oferecem maior risco de desenvolvimento de cáries que outros. Prefira o das frutas, seguido do mel e açúcar mascavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.