Um almoço a dois com sabor bem especial, assim foi nosso último domingo aqui na casa dos Brasil. Quando comecei a preparar a carne pensei que fosse muito, mas ficou tão leve e saboroso que não sobrou uma lasquinha pra contar história.
Uma pena a máquina fotográfica estar ruim, tivemos que tirar esta foto com a webcam e a qualidade não é das melhores.
Não levei nem 30 minutos para fazer esta receita que inventei na hora.
Você vai precisar de
500g de costela de cordeiro
3 dentes de alho socados
hortelã à vontade
1 colher de sobremesa de linhaça
1 cebola média
o suco de 1 limão
sal a gosto
1 copo de arroz integral
Enquanto o arroz cozinha, a panela de barro esquenta e você corta as costelas nas divisões dos ossos. Corte também uma cebola em rodelas.
O arroz só tempero depois de cozido. A carne é dourada na panela de barro sem óleo, a própria gordura da carne se desprende e o sabor fica mais apurado. Caso a sua costela seja muito magra, pode usar um pouco de azeite de oliva, mas só um pouquinho mesmo, a panela de barro é bem antiaderente e o azeite que você colocar vai durar até o fim do refogado.
Doure as costelas aos poucos para que não junte água, conforme vai dourando, reserve num recipiente a parte. Pique a hortelã e use um terço para a carne, outro para o arroz e outro para a finalização.
Numa vasilhia prepare um caldo com o suco do limão, o alho e o sal. Repare que a carne está sendo dourada sem sal, isso irá garantir sua maciez e suculência.
Após dourar toda a carne, jogue a hortelã na panela e misture bem para soltar o aroma, junte toda a carne, misture a erva com a carne por alguns minutos. Derrame o molho de limão por cima e tampe a panela.
O arroz já estará cozido a essa altura, coloque a linhaça, a hortelã, sal e um fio de azeite, misture bem e reserve.
Numa frigideira frite a cebola até que fique crocante e dourada.
Destampe a panela da carne e abra um espaço no centro, coloque alí o arroz e por cima dele as cebolas. Finalize com mais hortelã e leve à mesa. Sirva com salada verde.
Fica bem acompanhado de um bom vinho verde ou tinto seco.
Rende quatro porções bem servidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário