segunda-feira, 30 de junho de 2008

Versão brasileira de Guacamole


A culinária mexicana é sincrética como a brasileira, misturando influências indígenas com as de seus colonizadores, no caso os espanhóis. As carnes e especiarias foram trazidas por eles e dentre os alimentos indígenas do México pré-colombiano incluem chocolate, milho, tomate e baunilha. Daí algumas vertentes defenderem a receita de Guacamole com chocolate, como a legítima.
O nome "guacamole" é de origem indígena, "guaca" significa testículo (pelo formato da fruta) e "mole" é um nome genérico para "molho". É uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos.
Consiste basicamente num puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento de saladas e tortillas presente em todas as partes do mundo onde existam restaurantes de comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. Como é o nosso caso.
Esta molho de abacate que você estão vendo na foto foi feito da seguinte maneira:
Meio abacate amassado no garfo, um tomate picado miúdo sem sementes, dois dentes de alho, uma colher de café de gengibre ralado, cheiro verde a gosto e sal. Misture tudo com o suco de um limão graúdo e sirva.
Na receita mexicana vai pimenta e coentro. Como a maioria aqui em casa não gosta de coentro, substituí por cheiro verde (nunca vi ninguém rejeitar cheiro verde); a pimenta substituí pelo gengibre ralado por ser menos agressivo a quem tem gastrite. O alho cru e o gengibre já deixam bem picante.
O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, e além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes. O problema é que sempre enjoava ao comer abacate com mel e limão. Agora com Guacamole é uma delícia, experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.