sexta-feira, 4 de julho de 2008

Simplicidade - o segredo para uma culinária fácil, saborosa e saudável

Qualquer pessoa pode fazer maravilhas na cozinha. Basta estar disposto a encontrar seu ponto de equilíbrio, sua paz interior e respeitar o espaço e os alimentos.

A natureza nos oferece uma gama de nutrientes nas mais variadas formas e sabores, todos praticametne prontos para o consumo in natura. Por isso não se deve cozinhar por muito tempo, a maioria dos vegetais, legumes e raízes.

A mastigação é parte fundamental da digestão, não só para triturar o alimento, mas pela saliva que produz. Para ser feita da maneira adequada, os alimentos não podem estar moles demais.

Noventa por cento dos pratos podem ser temperados apenas com azeite de oliva extra virgem e sal. As variações de aromas e sabores ficam por conta das ervas, vinagre e limão.

Quando não souber o que fazer, escolha a simplicidade do azeite e sal.

Hoje, não sabia o que fazer com uma abóbora paulista linda, que estava na minha geladeira há três dias e, eu queria cozinhar de qualquer jeito.

Na dúvida cortei em cubinhos pequenos e cozinhei no vapor por 6 minutos, temperei com azeite e sal. Ficou divina! O cozimento no vapor é como assar o legume com casca, concentra o seu sabor característico, que muitas vezes é mascarado pelo excesso de temperos.

O arroz integral, cozinhei com a água da abóbora, equilibrei o sal e o azeite, sem nenhum outro tempero.

Para acompanhamento, salada de agrião, que é ótimo pra espantar gripes e resfriados, o tempero da salada nem preciso dizer qual foi...azeite e sal.

Apoie-se na simplicidade e descubra o Chef que habita o seu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.