quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Saiba a diferença entre manjerona e manjericão

A manjerona, também conhecida como amáraco é uma plantinha miúda e bem perfumosa da família das Labiadas - a mesma da hortelã, melissa, orégano, tomilho, alecrim e manjericão.

Era a erva preferida de Afrodite, segundo a mitologia grega, associada à felicidade conjugal era usada por gregos e romanos em coroas de casamento.

As propriedades medicinais da manjerona vem do seu princípio ativo, constituído por tanino e óleo essencial, que garante o efeito expectorante e digestivo. Seu chá é muito usado no combate à colicas mentruais.

Manjerona
Manjericão


O manjericão é um pouco parecido com sua irmã, a majerona, até nas crenças e mitos. Por suas folhas terem o formato de um coração, era considerado símbolo do amor, na Itália, mas do luto na Grécia.

Muito aromática, pode apresentas folhas verdes ou púrpura, sendo a segunda de aroma e sabor mais apurados. Combina maravilhosamente com qualquer receita que leve tomate.

Com poder antiséptico e repelente, pode ser usado para espantar mosquitos quando posto em uma bacia d'água; ou friccionado sobre picadas de mosquito para aliviar a coceira.

Seu chá é indicado para gripes e resfriados, dor de cabeça e tosse. Muito eficiente no tratamento de problemas gástricos.

Para conservar as ervas frescas, guarde-as em um vidro com azeite. Preferindo secas, pendure na cozinha. Purifica e perfuma o ambiente.

15 comentários:

  1. Muito interessante e esclarecedor. Acho que eu nunca tinha me dado conta que são duas coisas diferentes, ainda que parecidas.
    Obrigada!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estava procurando esta dúvida na internet e aqui tudo foi esclarecido

      Excluir
  2. Muito obrigado por esclarecer essa dúviva!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns,gosto desses sites e blogs, pois temho esperança de que a mulecada conheçam o temperos das vovós de antigamente,pois as de hoje, muitas já obesas, hipertensas e com outras doenças, só compram comidas prontas.

    Que tal as pessoas descobrirem o prazer de cozinhar usando esses tempêros?

    ResponderExcluir
  4. É essa mesma a nossa proposta, Calixta! Que bom que gostou. Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Bruna, ontem visitei o Projeto Anchieta e fui convidada a degustar muitos tipos de mangericão.


    Em nossa horta do projeto Eco Estudantul, colhi gengibre.

    È muito prazeiroso produzir o próprio tempêro.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana,Calixta! Eu só conheço manjericão verde e roxo. Quais são os outros? Onde fica o Projeto Anchieta?

    Você tem toda razão, é maravilhoso produzir o próprio tempero. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Ainda continuo na dúvida... Tanto a mangerona como o manjericão tem o mesmo perfume?

    Grato..

    Antonio José.

    ResponderExcluir
  8. Oi Antônio, o aroma é diferente. Mesmo entre as espécies de manjericão há uma sutil diferença nos aromas. Mas são variações sobre o mesmo tema. O manjericão é mais delicado, a manjerona é mais forte (parece mais com orégano que com manjericão).

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna. Obrigada pela informação. Acabei de mudar dos EUA para o Brasil. Não conhecia a mangerona, mas lá eu tinha jardim de ervas com 4 tipos de manjericão. Tinha o normal e o roxo, mas também um que tem um pouco de gosto de limão, e o outro apimentado.

    ResponderExcluir
  10. Bem vinda ao Brasil Akia!!! Em que cidade você se encontra? Acho que aqui não temos esses outros dois tipos que vc descreveu. Mas legal saber que tem outros, quando viajar vou tentar encontrar. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a forma simples e objetiva de informar e diferenciar uma da outra planta. Gosto de cozinhar e sempre uso o manjericão e ainda não tinha usado a manjerona. Espero poder usar os dois separado ou em conjunto. Farei um teste e retornarei com observações.

    ResponderExcluir
  12. Bruna,
    para o molho pesto genovese qual o melhor: o manjericão ou a manjerona? Ou misturar os dois?
    Grato.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José, o melhor é manjericão. O sabor da manjerona é próximo do orégano, então o resultado é bem diferente. Eu prefiro manjericão puro.

      Excluir
  13. Parabéns pelas informações.Conheci hoje esse blog e já estou gostando.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.