terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Miriam Brasil e o pato com laranja

Miriam Brasil e o pato
Miriam Brasil, minha sogra, é uma artista de mão cheia, mas seus dotes estão mais para as artes plásticas que para à arte da gastronomia. Ela é uma personagem com a qual muitos de vocês podem se identificar, costumava errar a mão no óleo ou esquecer as panelas no fogo e queimar tudo.

Hoje ela está desmentindo sua fama de má cozinheira. Em nossa última visita à Curitiba ela nos preparou vários almoços deliciosos preparados por suas próprias mãos.


Ela aprendeu que mais é menos. Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo como nossas avós faziam. As panelas modernas cozinham mais rápido, podemos fazer um prato de cada vez e dar atenção especial a cada alimento que preparamos.

De todos os almoços, escolhi o pato com laranja para dividir com vocês, por ser uma carne ainda não explorada aqui, e que, por não ser tão comum, algumas pessoas acabam por achar que tem alguma dificuldade em seu preparo.

Os patos já são vendidos limpos nos mercados. Lave-o com suco de limão apenas e tempere com sal. Deixe marinar de um dia para o outro.

Faça um litro de suco de laranja puro. Prefira a laranja pêra ou bahia que são as mais ácidas e vão equilibrar o sabor do pato.

Pré-aqueça o forno em 280º por dez minutos. Regue o pato com um terço do suco. Leve a assar, numa assadeira untada com azeite de oliva e coberto com papel alumínio, por meia hora. Retire o papel e regue com metade do suco que ainda resta, deixe assar sem o papel por mais quinze minutos e faça a última rega. Mais quinze minutos de forno e está pronto.

O tempo de cozimento pode variar de acordo com cada forno. Fornos menores assam mais rápido, os maiores levam um pouco mais de tempo. Os tempos e quantidades de qualquer receita são apenas guias, mas sempre você deve usar sua sensibilidade. O pato estará pronto quando estiver bem dourado.

Enfeite com rodelas de laranja e outras frutas a gosto.


Pato com laranja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.