sexta-feira, 6 de março de 2009

Cuidado com o chá de Sene

Nunca devemos forçar a natureza. Tudo tem seu tempo. Práticas extremistas no organismo podem acarretar muitos danos à nossa saúde.

Alguns hábitos, principalmente de uso de fitoterápicos, por estarem vinculados ao uso de terapias naturais, podem parecer saudáveis sem serem realmente. Fitoterápicos (remédios a base de ervas e chás) e homeopatias são remédios e devem ser prescritos por um médico.

Mesmo um fruta pode ser prejudicial se o seu organismo não estiver pronto para recebê-la. Por exemplo: Romã é uma fruta abortiva, então não deve ser consumida por grávidas, principalmente o chá de romã; manga é uma fruta de difícil digestão, não aconselhada para quem tem úlceras e gastrite; poderia dar uma infinidade de contra-indicações, mas são alimentos muito benéficos em outros casos, então o importante é o consumo consciente.

A constipação intestinal é um mal cada vez mais frequente em adultos, principalmente nas mulheres, com maiores ocorrências nas grávidas. Como o bom fluxo intestinal é fundamental para uma boa saúde, algumas pessoas adotam o uso de laxantes, os mais conscientes dão preferência aos fitoterápicos como o chá de sene e como se mostra muito eficiente, o seu consumo torna-se um hábito.

Aí está o equívoco. O uso do chá laxante deve ser emergencial. Em casos extremos e esporádicos. Normalmente devemos combater a constipação com um reequilíbrio na alimentação. Basta fazer uma boa combinação entre fibras e líquidos. Algumas pessoas dizem: "Não sei por que fico constipada se consumo muita fibra diariamente."

Não adianta consumir muita fibra e não ingerir muito líquido. Ao contrário irá piorar a situação.


Os laxantes, embora sejam usados para tratar a constipação, com uso contínuo "vicia" o intestino e prejudica sua movimentação, levando à necessidade de quantidade cada vez maior de medicamento, até que o mesmo não mais faz efeito e contribui para o desenvolvimento de constipação. Por isso, esses remédios não devem ser usados indiscriminadamente e sem orientação médica.

Não não se deve tomar chá de sene por mais de 10 dias seguidos. Não administrar a menores de 12 anos, durante a gravidez e lactação, e em casos de inflamação do útero e intestinos. Doses excessivas podem originar cólicas e vômitos.


Fontes:
http://sounatural.com/2008/01/28/plantas-arnica-2-9/
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4830&ReturnCatID=1775

166 comentários:

  1. eu sou viciada em cha de sene
    com ele consigo emagrecer.
    ser eu não tomo ele eu engordo demais
    sei que faz mal mas não consigo mas abandona.
    sou sedentaria ai ja viu ne.
    come demais e não execita ai ja viu
    estou na luta para abandona o cha sei que faz mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ele é bom mesmo! também emagrece muito!

      Excluir
    2. É uma cólica infernal kkkkkkkkkk principalmente de madrugada!!

      Excluir
    3. `só acertar na quantidade certa, tem q ser pouquinho. tomo e n tenho colica nenhuma,

      Excluir
  2. Maluzinha, emagrecer sem saúde não vale à pena. E depois medidas de emagrecimento rápido em geral não duram muito tempo, e o efeito sanfona é péssimo tanto pra saúde quanto para a estética. Mesmo sendo sedentária você tem outras alternativas. Procure uma alimentação que aumente o seu metabolismo, modere seu apetite comendo de duas em duas horas e ingerindo uma castanha ou noz 30 min antes das refeições. Lembre: você pode comenter um pecado ou outro, mas todos os pecados ao mesmo tempo é suicídio.
    Força garota!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. 03/01/2010
    SE EU NÃO TOMAR O CHÁ DE SENE MEU ORGANISMO
    NÃO FUNCIONA, OU SEJA NÃO EVAGÚO, PERCEBO QUE NÃO É UMA BOA CONTINUAR TOMANDO, MAS PARA CONTROLAR O RECECAMENTO É ÓTIMO. ESTOU COM 18 KILINHOS Á MAIS. JÁ TIVE VÁRIOS PROBLEMAS COM ANFETAMINAS. POR ISSO DECIDI CONTINUAR SOMENTE COM O SENE. SEI TAMBEM QUE NÃO É CERTO MAS POR ENQUANTO NÃO VEJO OUTRA SAIDA.
    ABRAÇOS LUZIA GUEDES - GUARULHOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, seria bom buscar acompanhamento médico. Boa sorte e saúde!!!

      Excluir
  4. as vezis eu tomo cha de sene e mim sinto muito bem

    ResponderExcluir
  5. Sim Lindaura, tomar o chá de sene as vezes pode fazer bem, apenas deve-se ter cuidado porque é um fitoterápico perigoso. Como ele dá bom resultado, as pessoas pensam que podem usar rotineiramente sem se dar conta que o uso contínuo pode ser prejudicial à saúde.

    ResponderExcluir
  6. estou tomando,gostaria de saber se ele faz mal
    se faz antecipar a mestruaçao, no caso eu nao posso mestruar?obrigadooooo!

    ResponderExcluir
  7. Nunca soube da relação do sene com o ciclo menstrual. Você deve consultar seu ginecologista quanto a isso. Sobre fazer mal ou não, leia o artigo. Tudo pode fazer mal ou bem, depende de como você faz uso de cada coisa.

    ResponderExcluir
  8. Então qual é o jeito certo de usar p/ quem precisa do chá de sene. Como por exemplo, a quantidade e a hora q se deve tomar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Tomar o chá uma vez por mês é mais que suficiente. Em casos extremos pode-se administrar até uma xícara por semana, mas nunca usar diáriamente. Lembrem que o uso contínuo do chá irrita a mucosa intestinal fazendo com que o intestino só funcione com o ele, e com o tempo isso pode acarretar outras doenças.
    O melhor horário para tomar o chá é de manhã em jejum, porque ajuda a desintoxicar o organismo. Mas caso você precise sair e não quer arriscar uma dor de barriga na rua, deixe para tomar num dia que você possa ficar em casa, como um sábado ou domingo.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber porque o chá de sene é contra indicado para gestantes?

    ResponderExcluir
  11. Porque ele provoca irritação da mucosa intestinal que pode evoluir para uma inflamção, o que pode ser um risco para o bebê; outro motivo é o fato de uma evacuação forçada resultar em perdas de nutrientes e a gestante já está debilitada já que o corpo destina todos os nutrientes para a formação do bebê.

    ResponderExcluir
  12. eu adorei tomar o chá de sene eu imagreci 2kilo em 4 dias mas eu tambem tirei minha comida.mas da uma dor de bariga do caranba pq causa inflamção intestinal ...
    eu vou tomar até eu ficar com o peso q eu quero depois eu ñ vou para vou tomar uma semana sim outra ñ ...
    espero q eu imagresa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica vc conseguiu emagrecer quantos kg? tmb estou tomando e perdi em 2 dias 1kg....obg

      Excluir
  13. Uma semana sim e outra não dá duas vezes por mês. É uma posologia adequada.

    ResponderExcluir
  14. É verdade q o chá de sene prejudica a visão?

    ResponderExcluir
  15. Shirlene tomo chá de sene para emagrecer,é verdade que emagrece?tomo 2 vezes na semana!

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar disso Vilma... de onde você tirou essa informação?

    ResponderExcluir
  17. Shirlene, duas vezes na semana é muito. Você até pode fazer isso num tratamento emergêncial, mas nunca fazer disso um hábito. Como hábito no máximo duas vezes no mês.

    ResponderExcluir
  18. eu só tomo chá de sene quando estou precisando mesmo por que sei que faz mal, agora não pode dar nada mais com o passas do tempo prejudica muito a saúde.

    ResponderExcluir
  19. Achei q imagrecia por defecar quando tomo,achei q eliminava as gorduras da parede do intestino!

    ResponderExcluir
  20. Qual um tipo de chá bom para emagrecer?

    ResponderExcluir
  21. Oi Shirlene, nenhum chá vai ser suficiente para você emagrecer. O emagrecimento com saúde depende de toda uma nova relação com a comida. O chá verde, o chimarrão e o café são bebeidas que auxiliam o emagrecimento, pq aumentam o metabolismo e filtram o sague das toxinas. Mas para funcionar você deve ter uma alimentação balanceada e pratir exercícios regularmente.

    ResponderExcluir
  22. Sim, emagrece por este motivo. Nem sempre estamos acima do peso por gordura. Pode ser que estejamos inchados por retenção de líquidos ou por prisão de ventre. Mas resolver a prisão de ventre de forma agressiva como o uso contin uado do sene pode acarretar outros problemas maiores que o sobrepeso. Mesmo um chazinho pode ser perigoso pra saúde, consulte um médico antes de se medicar.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado adorei bjuussss!.. agora já sei!....

    ResponderExcluir
  24. o cha plan 30 dias emagrece e qual o efeito colateral dele?

    ResponderExcluir
  25. Estou fazendo tratamento para depressão e o remédio desregulou o meu intestino, chego a ficar 10 dias sem evacuar, um sofrimento só, pois a barriga fica inchada, a auto estima cai, um horror, aí uma amiga me indicou SENE, ela disse que meu intestino vai funcionar no mesmo dia de 6 a 8 horas +/-. Queria saber se vai fazer efeito mesmo e se dá cólicas.
    Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  26. Não conheço o chá plan 30 dias.

    ResponderExcluir
  27. Estou gravida de quase sete meses e a mais o menos um mes venho tomando esse cha de sene dia sim dia nao existe algum risco nesse caso.se sim quais ?

    ResponderExcluir
  28. Gabriela, dia sim dia não é muito para qualquer pessoa. O ideal é no máximo uma vez na semana. Pode causar irritação namucosa intestinal, cólicas, e dependência. Você devia consultar seu médico antes de tomar qualquer chá. Chás são como remédios sempre tem posologia adequada e contra-indicações. No caso de gestação todo cuidado é pouco. Consulte seu médico agora. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  29. oi eu faço academia durante 4h por dia ja faz dois meses mas ano consigo emagrecer pois se diminuo a comida fico fraca da ate depressao,mas tenho hipertireoidismo tenho 106k,tomo propil se nao engordo sem parar,o cha de sene e muito bom mas tenho medo pois ja tenho instestino maravilhoso,mas preciso emagrecer so academia nao esta me ajudando,antes de eu descobrir que tinah hipertireoidismo engordei 40k em poucos meses e nao comia tudo isso eu juro,ja procurei endocno e meus hormonio t3t4 estao regulados mas estou muito gorda mesmo fazendo tanto tempo de academia por dia me ajuda porfavor

    ResponderExcluir
  30. Candice, realmente não basta você fechar a boca e fazer exercícios para emagrecer. O emagrecimento saudável deve ser conquistado através do equilíbrio entre sua alimentação, sua aticidade física e seus hormônios. Existem diversos motivos para não conseguir emagrecer. Pode ser baixo metabolismo, sedentarismo, má alimentação, problemas hormonais. Só o seu médico poderá dizer. No seu caso, que apresenta desequilíbrio da tireóide, o certo mesmo é controlar a glândula para conseguir estabilizar o peso. Só o seu médico poderá orientá-la em relação a isso. O que faço aqui, nada mais é que orientar uma alimentação balanceada, sem excessos, nem dietas nem orgias gastronomicas. É uma filosofia de vida e não um receituário médico. Ficarei feliz em ajudar no que estiver ao meu alcance. Mas o seu caso é para consulta médica mesmo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Olá, tomei o chá de sene hoje (a esteticista indicou, pois é bom para a pele) e me deu uma dor de barriga tremenda!!! rsrsrs usei 1 colher para uma chícara de chá. Acho que exagerei na dosagem... Espero que ajude no aspecto da pele, visto que intestino preguiçoso prejudica tb a pele... Pretendo tomar uma vez por mês... achei interessantíssimas a postagem no blog e concordo com a autora. Tudo em excesso é prejudicial!

    ResponderExcluir
  32. Olá Mercedes, a dosagem que vc usou é para um litro e não uma xícara. Deve ter ficado muito forte, dificil de beber inclusive. Certifique-se sempre da posologia, o que vc fez foi perigoso. Espero que fique bem. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  33. Gente, por favor, escrevam corretamente! Os erros de português de vcs são uma vergonha!

    ResponderExcluir
  34. Graciliana, vc tem toda razão. Infelizmente o ensino no Brasil é uma vergonha. Ainda assim, prefiro que o público se comunique num português ruim, que guarde suas dúvidas por vergonha de escrever errado.

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é Maria Aparecida também tenho esse proplema de intedtino presso, e já ussei Sene muito tempo, mas também parei de ussar porque fiquei com medo. Fui ao Médico e ele receitou um óleo 100% natural camado (Leve Lax) até
    juda um pouco mas não 100% por cento minha alimentação é boa. Quando eu tomava o Sene,pessava 56 kilos, agóra já pesso 58 isso é demais já que tenho 1m,53 de altura!! Bruna por favor me oriente tenho 73 anos e meu proplema,é somente esse INTESTINO presso Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Olá Zuca!
    Você já procurou um médico? Esse é sempre o primeiro passo quando não se consegue o resultado esperado com as medidas tradicionais. O que posso orientar é que vc tome muita água aliada ao consumo de fibras. Não precisa ter medo do sene, apenas limite o seu consumo em uma taça de chá por mês. Evite bebidas alcoólicas porque elas ressecam o organismo provocando prisão de ventre. Faça caminhadas ao menos três vezes na semana e procure não se estressar. O nervosismo pode ser um fator de causa da prisão de ventre. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  37. SOU EDJANE TO TOMANDO CHÁ DE SENE,TO NOTANDO QUE MINHA BARRIGA TA DIMINUINDO MUITO E VOU COMTINUA TOMANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Raquel Moreira

    Estou tomando o chá de sena á um mês, e uma vez ao dia.Passsei do manequim 44 para o 42, graças á Deus. Ainda estou tomando mas não todos os dia.No começo as cólicas eram fortes, agora já não sinto,sento que esotu emagressendo, mass para ajudar vou fazer exercícios físicos.Boa noite!!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi, faz uma semana que estou tomando o chá de sene, mas minha nutricionista disse que era para colocar apenas duas folhinhas misturadas a um chá de camomila ou espinheira santa. Tomo uma vez ao dia, pela noite. Não senti cólicas nem dor de barriga, mas confesso que fiquei um pouco preocupada com os relatos. Uma dosagem menor, faz mal?
    Gisele

    ResponderExcluir
  40. Não faz mal Gisele. Como disse no post, os resultados são excelentes quando administrado com moderação. O problema é que como ele te resultados eficientes e rápidos, as pessoas ansiosas tendem a superdosar e isso pode ser muito perigoso. Siga a orientação da sua nutricionista e não terá nenhum problema.

    ResponderExcluir
  41. estou tomando o cha de sene a uma semana e me sinto menos inchada se cntinuar tomando eu vou conceguir emagrecer?

    ResponderExcluir
  42. Marjori, provavelmente você irá emagracer. Mas isso não é regra, cada corpo reage de maneira diferente. A posologia correta é no máximo uma vez por semana. Sendo o mais indicado uma vez ao mês para fins de desintoxicação. Se vc está tomando há uma semana uma xícara por dia, está em super dosagem, e logo seu intestino poderá apresentar sinais de irritabilidade. Modere o consumo e tenha resultados explêndidos!!!

    ResponderExcluir
  43. Olá Bruna... Fiquei muito preocupada ao ler tudo que acabei de ler logo acima. Tenho um filho de dois anos de idade e há uns dois meses ele começou a apresentar prisão de ventre, ficou até 6 dias sem evacuar, levei-o ao médico e na clinica que me atenderam fizeram uma lavagem e depois daí nunca mais foi o mesmo, fica de 3 a 4 dias sem evacuar, e quando evacua suas fezes são resecadissimas. Comecei a dar fibra de trigo, farinha de aveia e ele sempre bebeu muito líquido. Sua alimentação é bem balanceada e costumo alimentá-lo com frutas, verduras e legumes que "soltam" o intestino e mesmo assim não estava dando resultado, então comecei a dar o chá de sene "umas duas pitadas" pra 350ml de água, misturado com 2 colheres de chá de erva doce, depois disso só funciona com o o chá de sene e erva doce, ele evacua 1 vez por dia, porém até eu ministrar este chá, já estava ficando louca, pois nada funcionava, agora, dou o chá à noite, dia sim e dia não e o dia que não dou, ele não evacua, e a´pediatra que eu perguntei falow q assim eu poderia dar.. O que vc acha disso? Estou PREOCUPADISSIMA...
    ME AJUDE.

    ResponderExcluir
  44. Flabiane, o problema é justamente esse. Com o uso contínuo o chá provoca uma irritação na mucosa intestinal prejudicando os movimentos peristalticos. Assim, a pessoa fica dependente do chá para evacuar e não é uma evacuação saudável. Em geral são fezes moles demais ou mesmo líquidas que saem com cólicas doloridas. Em uma criança de seis anos isso pode trazer danos muito graves. Ele pode estar com prisão de ventre por inúmeros motivos que vão além das razões orgânicas. Busque a opinião de outros pediatras e quem sabe um acompanhamento psicológico. Ele pode estar retendo as fezes por medo ou ansiedade.

    ResponderExcluir
  45. Olá gostaria de saber pois tomei o chá de sene e minha mestruação não veio e depois que tomei tenho muito enjou e muita colicas o que devo fazer? tomei muito forte da cor de vinho.

    ResponderExcluir
  46. Amanda querida, seus sintomas são de gravidez. Inclusive a prisão de ventre. Aconselho a buscar um médico e fazer um exame de sangue Beta HCG. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  47. Olá Bruna me chamo Marina, vou começar a tomar o chá de Sene hoje mas fiquei com medo depois de ter lido os post ai de cima, mas reparei que vc disse que ele pode ser tomado de uma ou duas vezes ao mês, depois vc falou que ele pode ser tomado uma vez por semana. Qual é o certo???? Fiz uma colher de chá p/ 100 ml de água esta certo??? Vou começar a tomar pois fico 5 dias pra mais sem evacuar e quando evacuo é ressecado. Posso toma - lo sem medo???? Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  48. Oi Marina, o certo é de uma a duas vezes ao mês. No caso de quem já está tomando muito eu digo que não passe de uma vez por semana no máximo. Mais que isso é dano na certa. Se vai começar agora use uma vez por mês e terá resultados excelentes! Uma colher de chá para um litro. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  49. Olá bruna aqui é a Marina de novo, tomei ontem por volta das 22:00hs, hoje dia 02 de outubro às 11:00hs o chá de sene ainda não fez efeito. Vc sabe me dizer o que aconteceu, se é normal??? Obrigada por favor me responda. BJOS

    ResponderExcluir
  50. MArina, dois dias seguintes não é uma posologia segura. Cada organismo funciona num tempo próprio, vc deve ter paciência e esperar o resultado. Sua ansiedade pode estar provocando a prisão. Suspenda o uso do chá, beba muita água e relaxe. Caminhar pode ajudar a relaxar e soltar o intestino também. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  51. Aqui é Marina de novo, só tomei o chá uma vez, não quero correr nenhum risco vou tomar o chá da maneira certa uma vez ao mês. Adorei o site e obrigada por me responder.

    ResponderExcluir
  52. Olá Bruna aqui é a Marina lembra, o chá não fez efeito e isso já vai pra uma semana que eu tomei, vc sabe me dizer o porque. Por favor me responda.

    ResponderExcluir
  53. Oi Marina, me desculpe, mas não tenho como saber o que acontece no seu corpo. Nem mesmo um médico poderia dizer assim pela Internet. O corpo humano é um mistério e age pelos mais diversos motivos. Somente uma investigação médica poderá diagnosticá-la. Em geral quando os remédios não fazem efeito a causa está no psicológico. Se sua ansiedade for muito grande isso pode prejudicar o efeito do medicamento no seu corpo. O que não significa que quando vc relaxar ele não vá reagir. Então nada de super dosagem. Busque um médico e tente descobrir o que realmente está acontecendo com vc. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  54. Adorei essa pagina cheia de informações valiosas para a saúde,vc esta de parabéns ñ faço uso de nenhum medicamento nem chás,o correto para uma vida saldavel é uma boa alimentação e muita caminhada, academia,uma vida sem vicios.bjs

    ResponderExcluir
  55. Já tomei algumas vezes o chá , mas quase todas as vezes que tomo ele ,ele faz com que menstruação desça,pq será???

    ResponderExcluir
  56. É pq este chá provoca contrações na região abdominal. Por isso ele está naquela lista do SUS de fitoterápicos abortivos.
    Veja mais sobre isso neste post:
    http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2010/10/alerta-as-mulheres-gravidas-hortela.html

    ResponderExcluir
  57. Oi...vc poderia me indicar algum chá que ajudasse a descer a menstruação,pois tenho um problema terrivel,minha menstrução as vezes fica 2 ,3 meses sem descer e não corro o risco de estar grávida ,pois ainda sou virgem...isso me deixa muito nervosa,inchada etc,teria algum chá ou erva que me ajudasse nesse sentido.

    ResponderExcluir
  58. Oi Elaine, e não posso te receitar nada, não sou médica. Sua instabilidade de ciclo pode ter diversas causas e vc deveria descobrir isso com seu médico. De toda forma a hortelã é uma erva que contribui para o equilibrio hormonal feminino e isso pode ajudar a te regular, mas vc deve consumir diariamente. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  59. ola meu nome e claudiana tomo sibutramina pra emagrecer e quero começar a tomar sene devo ou nao?? obrigada at mais

    ResponderExcluir
  60. Oi Claudiana, não conheço a fórmula da sibutramina, mas provavelmente não deve tomar sene junto não. Os remédios para emagrecer, além de inibidores de apetite são levemente laxantes. Nunca se deve administrar mais de uma laxante ao mesmo tempo. Consulte seu médico.

    ResponderExcluir
  61. boa tarde meu nome é evandro gostaria de saber se o senne emagrece mesmo obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Evandro! O emagrecimento é uma ação muito complexa para o organismo, depende de vários fatores exclusivos da sua constituição física e hábitos (alimentares e de atividades físicas. Não há fórmula mágica de emagrecimento. Há casos que mesmo fechando a boca e fazendo exercícios a pessoa não emagrece. A função do chá é promover uma desintoxicação, coisa recomendada uma vez ao mês. Isso ajudará no bom funcionamento do seu corpo, principalmente do intestino. No mais, vc precisa aliar um programa nutricional ao acompanhamento médico. Saúde!!!

    ResponderExcluir
  63. tomei chá de sene veio diarreia e tambem menstruação ele causa aborto

    ResponderExcluir
  64. Oláá´!!!
    Qual é a quantidade exata de ingestão do chá de Sene, porque fui instruida a tomar quase td hora ... entao eu tomei mais ou menos 1/2 litro de chá por dia, no começa as dores foram intesas, mas agora nao muito. E qtas folhas p qtos de agua?? beeijos

    ResponderExcluir
  65. Dani, quem te instruiu não sabia o mal que estava fazendo.
    O chá nunca deve ser tomado além de uma xícara por semana, em tratamentos intensivos.
    É claro que as dores foram intensas, você irritou absurdamente seu trato intestinal. Agora as dores já não são tantas pq vc deve ter prejudicado os nervos e a sensibilidade está comprometida, mas os danos podem continuar avançando. Você deve suspender o uso e fazer uma consulta médica a fim de verificar em que estado está seu aparelho digestivo. O grande problema do abuso do chá é que você prejudica o funcionamento natural do organismo que passa a somente funcionar com o uso do chá. A longo prazo isso pode resultar em doenças e até câncer. O chá é ótimo, quando usado com cautela. Seu objetivo não deve ser o emagrecimento, mas a desintoxicação.
    Para um litro use uma colher de chá da folha. Guarde na geladeira e tome uma xícara uma vez por semana. Ou faça a metade e tome a cada 15 dias.

    ResponderExcluir
  66. bruna, Muito Obrigada pela atenção !!!!!! Estou tentandoo engravidar, por acaso o chá tem contra-indicação, porque já fazem alguns meses.

    ResponderExcluir
  67. Sim, Dani, toda substância que provoca cólicas é contra-indicada para mulheres grávidas. No caso, se vc está tentando pode impedir que você segure o embrião recém concebido. Leia os posts já feitos aqui sobre alimentação na gravidez, existem muitas ervas contra-indicadas como hortelã por exemplo. Para estimular a produção de óvulos faça uso de abacate, tb é bom para os homens ficarem mais férteis. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  68. Olá meu nome é Mayara, comecei a tomar o chá de Sene hoje, estou no meu ciclo menstrual, queria saber se prejudica em algo. Também tomo anti concepcional a quase 4 anos, será que este chá prejudicaria e teria o risco de eu ficar grávida? E eu também tenho um intestino que funciona bem até demais, ou seja, vou ao banheiro quase sempre depois de todas refeições, será que o chá faria algum mal pra isso. Me responda por favor, e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  69. Mayara, se seu intestino funciona super bem, não há motivo para usar o chá. A não ser que seja com intuito de desintoxicação, daí deve usar no máximo uma vez por mês. Não é aconselhável usar no período menstrual porque provoca cólicas e diarréias, sintomas desagradáveis já presentes neste período. Não vai interferir no seu efeito da sua pílula, o prejuízo é inverso, ele pode ser abortivo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  70. Bruna eu decidi tomar o chá pois me falaram que emagrece e eu estou me sentindo um pouco inchada, quero perder umas gordurinhas na região da barriga, sempre fui magra e passei do manequim 38 para o 40 e 42 não estou gostando muito então decidi diminuir na comida e tomar o chá, pelos comentários que eu vi ai em cima muitas conseguiram emagrecer com o chá e eu pretendo isso também.
    Muito obrigada por ter tirado minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  71. Há que se tomar muito cuidado nos procedimentos para emagrecer. Emagrecer sem saúde não é uma boa opção, pq além de não ficar bonita também poderá recuperar os quilos perdidos com a mesma rapidez que perdeu. O chá funciona na perda de peso para quem está retendo líquidos, já que provoca diarréia. Tb reduz barriga para quem tem prisão de ventre. Mas usado indiscriminadamente pode causar doença graves no intestino devido a irritação (inflamação/infecção) constantes. Caso vc tenha feito dietas e exercícios e não tenha conseguido emagrecer, deve procurar um médico para saber o porquê do seu sobrepeso. Pode ser um problema hormonal, que o chá não vai resolver. Evite automedicação, mesmo de fitoterápicos.

    ResponderExcluir
  72. Olá Bruna, eu quero começar a tomar o chá de sene, então eu não posso tomar diariamente? minha médica me chamou atenção porque eu tenho 1,59 de altura e estou pesando 80,600 Kilos meu IMC ta 31,26 eu preciso urgentemente emagrecer e eu não comsigo fazer dieta, aparentemente não parece que eu peso isso tudo, mas é bastante prejudicial a minha saúde, eu tenho um prazo de 3 meses para emagrecer, como eu posso administrar o chá?

    ResponderExcluir
  73. Lyuh, o chá não deve ser usado para emagrecer, mas como um auxiliar no emagrecimento. Isso significa que ao fazer uma dieta, o uso do chá irá ajudar a você desintoxicar o seu organismo e liberar a comida errada que ainda está depositada dentro de vc. O emagrecimento somente pelo chá é prejudicial à saúde pq irá provocar diárreias constantes e dolorosas que vão expulsar do seu corpo não só os excedentes, mas líquidos e nutrientes essênciais para a sua saúde. Isso sem falar na irritação do intestino que além de inutilizá-lo pode ainda se transformar num câncer.
    Você vai precisar se disciplinar e fazer a dieta, do contrário pode ficar doente e ainda voltar a engordar tudo de novo.
    Você não precisa fazer uma dieta maluca dessas que ninguém consegue seguir. O proprósito deste blog é ajudar pessoas como vc a adquirirem uma alimentação saudável sem ser natureba. Isso é filosofia de vida. Primeiro procure comer mais comida caseira (em casa), corte ao máximo os alimentos processados e industrializados (eles contém excesso sal ou açúcar, além de conservantes, acidulantes e todos os antes que são nocivos). Lembre de comer frutas, verduras e legumes frescos todos os dias. Corte os refogados, todas as receitas podem e devem ser temperadas depois de cozidas, assim o tempero fica na superfície sendo mais perceptível exigindo menos quantidade de sal.
    Beba muito líquido (6 copos por dia) Tenho certeza que você irá emagrecer. Daí você pode tomar o chá de sene uma vez por semana, em jejum. Vai acelerar o processo sem prejuízos.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  74. Olá...me chamo monique. Tomei o chá de sene por uns 5 anos diariamente. Parei tem umas duas semanas pq fiz uma cirurgia e no hospital minha irma achou este blog com as consequencias do chá. Agora que li tudo isso confesso que fiquei assustada com relação ao estado em q se encontra o meu intestino visto a real rotina q deve ser tomado o chá. Gostaria muito que pudesse me responder quais são as consequencias desse tempo todo tomando o chá diariamente...

    Mto obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  75. Nik, eu não tenho como te diagnosticar, isso seria uma irresponsabilidade. Só quem pode fazer isso é um médico, diante de exames específicos, como uma endoscopia por exemplo.
    De fato, seu organismo deve estar bem debilitado devido ao uso excessivo do chá. Porém cada organismo é um mistério a parte, e pode ser que ao longo dos anos o seu tenha encontrado uma forma de se adaptar. Aconselho que você busque um gastro imediatamente e faça todos os exames necessários para saber o real estado do seu corpo. Boa sorte e saúde!!!

    ResponderExcluir
  76. Olaaaa Bruna, a umas 3 semanas estou tendo prisão de ventre. Me sinto encomodada por passar mais de 4 dias sem evacuar. Fui ao médico e ela me receitou um óleo mineral, mas não adiantou muita coisa. A 1 semana comecei a tomar Lacto purga(a cada 2 dias) e esta dando efeito. Gostaria de saber se o chá de sene por ser natural prejudica menos a saude. E por quanto tempo devo tomar o chá para que haja efeito?

    Bjooos ;)

    ResponderExcluir
  77. Ludmila, vocÊ deve voltar ao médico e relatar que o óleo não resolveu. Existem inúmeras causas para ocorrer prisão de ventre, e a melhor forma de combater e identificando a causa. O chá vai ser menos nocivo que o remédio na medida que não tem agentes químicos, mas também não é inofensivo. Geralmente apresenta resultados na primeira hora após a ingestão. Não convém tomar e sair de casa. Tome o chá uma vez por semana até regularizar o intestino, depois use apenas uma vez por mês para fins de desintoxicação. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  78. Olaaa Bruna, fui ao médico. Ela disse que provavelmente a prisão de ventre surgiu devido a má alimentação que eu tenho. Ela não me passou nenhum remédio, apenas disse : "MUDE SEUS ABTOS ALIMENTARES E TUDO VOLTARA A FUNCIONAR NORMALMENTE." Fibras,granola, linhaça,legumes, frutas,verduras e bastante aguá ajudam na evacuação. A médica pediu que eu não tomasse nenhum tipo de remédio laxante, a não ser o chá de sene de 15 em 15 dias.

    Adoreei o blog. Bjoossss... ;*

    ResponderExcluir
  79. Legal Ludmila!!! Muita saúde pra vc e uma divina Páscoa!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  80. oi minha namorada vai tomar cha de sene mas ela pode estar gravida nos primeiros dias ainda, que mal pode acontecer a ela ?

    ResponderExcluir
  81. Pietro, não a deixe tomar. Qualquer laxante tem efeito abortivo. Ao tomar o chá, as cólicas digestivas podem provocar contrações de expulsão do bebê. Em caso de suspeita de aborto, ela deve procurar um médico urgente. Abortos expontâneos sem acompanhamento médico podem provocar esterilidade entre muitos outros problemas graves.

    ResponderExcluir
  82. Olaaa..... Geeenteee, depois de diias sofrendo com a prisão de ventreee ja vejo o resultado do consumo diario de fibras, muita agua e uma alimentação balanceadaa. Meu intestinooo esta voltando ao normal e sem o uso de laxantes e chás. Suas dicas me ajudaram bastante Bruna. Obrigada!

    Desejo a todos uma semana maravilhosa!

    bjss ;*

    ResponderExcluir
  83. Legal Ludmila, parabéns!!!
    Uma semana iluminada pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  84. Me ensinaram a tomar uma xicara de chá de sene pela manha(jejum) e outro a noite.. No inicio é correto????? Estou mt ressecada..

    ResponderExcluir
  85. É incorreto em qualquer circunstância!

    ResponderExcluir
  86. Ola, comecei a tomar o chá faz dois dias, tomei duas xícaras nesses dois primeiros dias e uma hoje. Li esses comentários e acabei ficando preocupada e decidi começar a moderar, uma vez por mês talvez. Mas gostaria de saber se esse tanto de chá que tomei já causou muitos danos no meu intestino e se eu parar agora tem como isso melhorar. Obrigada, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  87. Luisa, nada é tão drástico assim. E cada organismo vai reagir de forma diferente de acordo com sua sensibilidade. É possível que o dano, se houver, não seja grave. Tome uma vez por semana e ficará bem. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  88. Eu era viciada no chá de sene e agora estou em processo para parar de tomar. Estou comendo um mamão inteiro com aveia todos os dias.
    Mas gostaria de saber se isso também não vai virar um vício pro meu intestino, e ele só funcionará quando eu comer o mamão!!

    ResponderExcluir
  89. Pois eu tomei sene por 6 meses e emagreci exatamente 30 quilos e voltei a engordar depois de 4 anos por depressão, comi de mais e ganhei os 30 quilos novamente. A única coisa que incomoda quando tomo sene são as cólicas, porque dá diarreia e lógico libera gazes pra caramba.

    ResponderExcluir
  90. Nossa eu tomeu esse chá umas 4 vezes no maximo , ja parei de tomar ele tem uma semana ja.
    e ando sentindo uma doe enorme no estomago :/
    doi demais .

    ResponderExcluir
  91. ANDRÉIA..... OI BOA NOITE BRUNA ACHEI SUPER LEGAL SUAS RESPOSTAS SOBRE O SENE TOMEI HJ DE MANHÃ E A TARDE JÁ FEZ SUCESSO POIS FICO MUITOS DIAS SEM EVACUAR ELE FOI OTIMO PRÁ MIM BJS .

    ResponderExcluir
  92. Olá Bruna, só gostaria de agradecer pela sua atenção com todos. Você respondeu tooodas as perguntas que eu tinha, e eu nem precisei te perguntar. hehe Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  93. Que bom que ajudei de alguma forma Carol! Obrigada pelo seu feedback. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  94. estava tomando cha de sene diariamente mas nao sabia que estava gravida,sera que vai fazer algum mau?respondam urgente por favor!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  95. oi vou começar a tomar sene hoje estou desesperada, tenho q perder 10 kg em um mês, pois vou casar e quero ficar bem no vestido, tbm faço natação e vou cortar os doces, acho q vou conseguir.beijos boa noite. obg pelas dicas.

    ResponderExcluir
  96. Lela, cuidado com seu desespero. A ansiedade atrapalha muito o emagrecimento e pode acontecer de justamente por isso vc não conseguir. Ao ficar nervosa vc altera o funcionamento do seu corpo. Não se alimentando direito ele fará um armazenamento de calorias por entender que vc está num período de carência de alimentos. Sei que é difícil relaxar nos meses que antecedem seu casamento, mas lembre que o principal é vc ter saúde pra curtir a noite de núpcias e toda a nova vida a dois. Parabéns e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  97. Mayara, suspenda o uso e agradeça a Deus a saúde do seu bebê. O mau que poderia fazer seria o aborto, já que o chá provoca contrações. Se o aborto não aconteceu, então provavelmente seu bebê está bem. De qualquer forma sempre vale consultar seu médico. Boa sorte e parabéns pelo bebê!

    ResponderExcluir
  98. Fiquei internada por 6 dias e meu intestino travou total. Já recebi alta mas nada dele voltar a funcionar. Só que não sei se posso tomar o chá de sene pois estou tomando um medicamento anticoagulante (Marevan), será que interfere? Estou desesperada preciso que meu intestino volte a funcionar !!
    PS: Adorei o blog !!

    ResponderExcluir
  99. Jacqueline, consulte seu médico. Fico feliz que tenha gostado. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  100. eu to tomando oleo de catarmoem capsula e começei a tomar hoje o oleo de coco em capsula, queria saber se tem algum problema em eu tomar o cha de sene uma vez por semana?
    obrigadinho..

    ResponderExcluir
  101. POR FAVOR ME TIRE ESTA DÚVIDA MEU FILHO SÓ MAMA PARA DORMIR E QUERIA MUITO TOMAR O CHÁ DE SENE PARA DAR UMA REGULARIZADA NO INTESTINO,ME DIZ QUAL O MAL QUE PODE CAUSAR AO MEU FILHO.OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  102. Manumisty, conculte o pediatra. Acredito que os efeitos do chá em você serão os mesmos no bebê. Como tudo na alimentação de quem amamenta. De todo modo convém consultar o pediatra.

    ResponderExcluir
  103. Muito obrigada pela resposta,vou procurar falar com a pediatra sim.

    ResponderExcluir
  104. Uma amiga me recomendou, ela emagreceu mt e tomava todo o dia uma garrafa, dps q ela emagreceu ela parou, realmente ela ia muito ao banheiro. Eu já faço de dieta uso chá amarelo e tomo shake pra substituir as refeições, só almoço. Só q eu quero uma coisa mais rápida, to começando a tomar o chá de sene hj, entao queria uma ajuda pra tomar ele certo .

    ResponderExcluir
  105. Desculpa Tamara, mas o que sua amiga fez foi loucura. E o que você está fazendo também não é nada aconselhável. Esses shakes são um perigo à saúde. Você pode até emagrecer rápido, mas pode ficar anêmica, e com problemas digestivos, desnutrida e desidratada também, devido a grande perda de líquidos nas fezes. O bom emagrecimento pode ser demorado, mas é mais fácil de manter. O sene deve ser tomado uma vez por semana, apenas uma xícara. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  106. oi sou jaqueline eu não tomo o chá de sene porque ainda não encontrei aqui na minha cidade estou procurando,estou tomando só chá verde em sachê oque vc acha bruna que o chá verde é bom pra perder peso ? graças a Deus eu tenho facilidade de emagrecer espero resposta !!! bjsssss sou de lençois paulista interior de são paulo

    ResponderExcluir
  107. Oi Jaqueline, o chá verde ajuda no emagrecimento sim, por dois motivos:

    1- auxilia na perda de líquidos retidos
    2- aumenta o metabolismo acelerando a perda das calorias.

    Mas cuidado, o excesso de cafeína pode aumentar o metabolismo mas ao mesmo tempo aumentar a ansiedade e vc acabar comendo mais também. Ou seja, tudo depende do seu organismo. Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  108. Li tudo, muito legal mesmo o seu blog.. virou mais um ano!! e que seja um ano abençoado a todos.. felicidades!
    Quando entrei hoje na net, foi de desespero porque minha filha tem intestino preso desde qdo parei de amamentá- la, ela tem apenas 4 aninhos, e tento demais com frutas, e fibras, e por vezes ela evacua e tudo vai melhorando e de repente trava de uma vez, se ela fica 3 dias sem evacuar, ja e dificil de ajuda-la, ela tem e trauma sei disso, pois sente muita dor e trava a bundinha, ja passou por lavagem, ela tem acompanhamento com gastro que por vezes, passa remedio, mais no geral sempre lutamos com alimentaçao, porem nunca dei esse cha de sene, seria grave se eu der a ela uma xícara dele? fico com medo de ela ter muita colica.. so quem tem um intestino preso, ou filhos com problemas de prisao de ventre, entende e valoriza na vida um simples cocô, qdo ela senta no vaso, eu brinco com ela se ela vai fazer uma surpresa pra mim!! tenhamos fe!!

    ResponderExcluir
  109. Oi Vivi, feliz 2012 pra vc e sua família! Olha, com moderação o chá pode ser um bom auxiliar contra a prisão de ventre. Em dias de crise dê uma pequena xícara a ela. Só não faça disso um hábito, use apenas como um laxante para momentos de crise. Desejo muita saúde pra sua filhota! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  110. Olá Bruna, tudo bem?....entrei por acaso neste site, pois tenho o intestino super preso e estava usando NATURETTI que é a base de ameixa, ele funciona super bem só que é bem caro... a minha mãe me indicou o chá sene estou tomando uma vez por semana mas como eu não sabia a quantidade exata estava usando 1 colher de sopa para uma xícara ( 300ml) de água, a acabo ficando com diarreia... qual a quantidade certa para uma xícara de água?...Obrigada!
    Ginalva

    ResponderExcluir
  111. gostaria de saber se o chá de sene deixa a mulher e o homem estéril, se é verdade ou mito.

    ResponderExcluir
  112. Ginalva, uma colher de sopa é para um litro d1água. Para uma xícara use uma colher de sobremesa.

    ResponderExcluir
  113. Laise, numa ouvi falar disso. Acho que é mito!

    ResponderExcluir
  114. ganhei bebe um mes, e estou com intentino super preso, inclusive a minha bebe, ela fica dias sem fazer coco, assim como eu, tenho uma alimentaçao saudadevel com fibras e tal, mas nao esta sendo o suficiente, ja tomei o cha e fiquei super bem (antes de engravidar) gostaria de saber se posso tomar o cha sendo que estou amamentando e qual a quantia por dia!

    ResponderExcluir
  115. Diessikah, também estou amamentando como você, só que minha bebê já tem quase oito meses. Tudo ou quase tudo que ingerimos passa pelo leite. Por exemplo, eu consumia muito pouco de lactose, visto que nunca tomo o leite propriamente, só os derivados, ainda assim minha bb apresentou intolerância à lactose e tive que cortar. Para aumentar minha imunidade comecei a tomar uma colher de sobremesa de óleo de coco, resultado foi o intestino dela soltar demais. Tive que parar também. O sistema digestivo dos bbs é imaturo e por isso muito sensível, o chá de sene em uso constante pode irritar a mucosa do intestino, então não convém expor o bb a isso. Se o seu caso está crítico, tome uma xícara por mês só para fazer uma limpeza, mas não abuse de jeito nenhum. Procure fazer caminhadas com sua bb, isso vai ajudar a regular seu corpo, além das fibras e da água. Lembre de tomar muito líquido pq fibras sem água mais prende que solta, e boa parte do líquido que vc está ingerindo está sendo direcionado para a produção de leite. Saúde e sucesso pra vcs duas!!!

    ResponderExcluir
  116. desde que engravidei fiquei hipertensa gostaria de saber se ha alguma contra indicação tomar o cha de sene pois faço uso de medicação para controlar a pressão (atenolol e metildopa) desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  117. Não é aconselhável o uso de chás laxantes na gestação.

    ResponderExcluir
  118. Dizem que é contra-indicado tomar chã de sene quando a menstruação atrasa. Por que ? Cauda aborto ? ou desregula a menstruação ?

    ResponderExcluir
  119. É isso aí JHonatan! Tirando a indicação de posologia você corroborou com tudo que venho dizendo por aqui. Já a posologia que vc indica eu considero extrema. Poucas pessoas aguentam essa dosagem sem ter um desarranjo sério. Mais grave que o viciar é a inflamação da mucosa que provoca pela irritação constante. Isso pode virar uma colite grave. O mais importante SEMPRE, em casos de uso de fitoterápicos, é ter consciência que se trata de remédio igual alopatia, precisa de orientação médica, porque cada corpo é um universo particular e vai reagir de uma maneira específica. Só o médico, após avaliar a sua condição física é que poderá indicar a posologia adequada.

    ResponderExcluir
  120. Ol´Bruna..seu blog é ótimo!!
    Tenho mioma uterino posso tomar o chá sene?

    ResponderExcluir
  121. Olha Vania, o chá irá provocar contrações bem dolorosas. Mas o dano mesmo é no intestino e não no útero. De todo modo, consulte seu médico. Boa sorte e muita saúde!

    ResponderExcluir
  122. Olá, Bruna.
    Li e achei super válido.
    A minha história é a seguinte: Engordei 25 kilos (pesava 52 e fui para 77)desde que entrei na faculdade (5 anos), e agora preciso mudar isso! E rápido.
    Me propus a perder 15 kilos até o final do ano. Diminui a alimentação, cortei a cervejinha do final de semana e estou começando a praticar caminhada.

    Soube que o Chá de Sene fez com que uma amiga emagrecesse 14 kilos em dois meses. Ela tomava 1 xícara todos os dias em jejum. Em função disso comecei a tomar da mesma maneira, só que à noite. Já tem 5 dias que estou fazendo e estou muito satisfeita, além de estar indo todos os dias ao banheiro (meu normal é 2 vezes por semana), também perdi 5 cm de barriga.

    Após ler o post, fiquei um pouco preocupada quanto a quantidade que estou tomando. Porém, me encontro numa situação emergencial. Preciso me sentir melhor, mais magra!
    Pretendo tomar por mais um mês dessa forma (todos os dias), depois quero passar a tomar da maneira indicada: 1 vez por semana. Há riscos graves?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, pq vc precisa de resultado rápido? Vc levou 5 anos para engordar 25 quilos e agora quer perder 15 em apenas um. O corpo é um organismo, tem seu tempo próprio. Além do mais emagrecimentos abruptos causam flacidez, então é melhor ser gordinha com tudo em cima que magrela com tudo pelancudo. Concorda? Emagreça devagar para dar tempo para o seu corpo todo ir se ajustando a nova forma. E consuma muito colágeno para ajudar na elasticidade da pele. Os riscos são graves sim. O sene leve ao banheiro por irritação da mucosa intestinal, por isso provoca cólicas, essa irritação ser prolongada diariamente pode causar infecção intestinal e até câncer em casos mais avançados.

      Excluir
  123. eu tomei muito Tbm . O sene q contém no remédio almeida prado 46 . E já cheguei perder 500 g em 1 dia . Tomei por 2 semanas direto . Não recomendo a ninguém Pq vc percebe , sente que o seu corpo não está bem com isso . Mas, infelizmente vou ter que tomar novamente . Porque se há uma coisa que ninguém pode negar é que dieta tá a prisão de ventre . Estou fazendo esporte , bebo de 2 à 3 litros de água por dia , me alimento bem com fibras , incluo até mesmo linhaça na minha dieta e mesmo assim fico com a terrível prisão de ventre . Arroz que prendê eu troquei pela a abóbora que solta mas mesmo assim continua . E por conta disso a balança não sai do lugar .

    ResponderExcluir
  124. Karina, a prisão de ventre pode ter fundo emocional tb. Os laxantes naturais devem ser usados como ferramenta de desintoxicação mensal e não como regulador intestinal. Cuidado, perder um quilo em dois dias não é saudável. Se vc está fazendo tudo certo e não consegue emagrecer, pode ser alguma disfunção hormonal. Busque um médico e só tome o chá com receita médica.

    ResponderExcluir
  125. olá,tenho muito problema com meu intestino,ele só funciona quando quer,e as vezes fico mais de quatro dias sem evacuar,o problema é que eu ja me sinto inchada e agora que eu acabei de ganhar um bb eu me sinto um baiacu,estou tomando o chá porem não faz muito efeito.Gostaria de saber o que eu posso fazer e se eu posso continuar tomando já que eu estou amamentando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, o chá não deve ser usado por lactantes. Suspenda já, pode provocar infecções e inclusive irritar o intestino do bebê. Não há nada que você possa fazer para ajudar o seu intestino além de manter uma alimentação equilibrada em fibras e líquidos e manter atividade física regular. Lembre que se comer muita fibra e não beber o líquido correspondente, vai prender mais que soltar. Consulte seu médico. Saúde pra vc e pro seu bb!

      Excluir
  126. OLA BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE QUE TEM PROBLEMA DE HEMORROIDA PODE TOMAR O CHA DE SENE?MUITO OBRIGADA E SE TOMA ELE FRIO OU QUENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é indicado para quem tem problema de hemorroida. Para quem toma, deve ingerir quente.

      Excluir
  127. Olá Bruna!
    Depois que tive meu filho eu passei a ter problemas com intestino preso,passo as vezes 4 a 5 dias sem avacuar...Passei a usar um laxante em capsulas,mas natural.Se eu não tomo esse laxante não evacuo,mas ja fiquei dias sem tomar e fazendo dieta com bastante fibras,nem assim funcionou.Eu sofro também com muitos gases.
    Eu pensei em fazer uso do chá de Sene como desintoxicante,isso é correto?Será que isso vai me ajudar,porque qualquer coisa que como,me dá muito gases.
    Eu moro em Israel e não sei como encontrar esse chá aqui,será que você poderia me informar o nome cientifico dele?
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  128. Bruna bom dia.
    Comecei recentemente a tomar o chá de sene.Pois tenho 1.62cm e em alguns meses apenas comecei a engorda muito.Eu pesava 56 kilos e agora já estou com 71.600 kilos,sendo que faço acadêmia 3 vezes por semana,procurei uma nutricionista e estou fazendo uma reeducação alimentar.Estou seguindo corretamente a dieta,mas meu unico defeito gosto muito de tomar um vinho.
    E também tenho o intestino muito preso.
    Então resolvi tomar o chá de sene para tentar emagrecer rapido pois estou desisperada.
    Por gentileza me informe o que devo fazer para perder estes pesos rapido,pois estou fazendo tudo mas ao contrário estou engordando cada vez mas.
    O chá de sene eu tomo todos os dias.Mas não faz muito efeito.Tem alguma dica?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, vc leu todos os comentários anteriores? Podem te ajudar. Olha, nem sempre ganho de peso está relacionado com dieta. Se vc tem boa dieta e pratica exercícios, se problema pode ser hormonal, pode ser renal, pode ser muita coisa. Você precisa fazer um check up para descobrir pq vc está engordando. Não se desespere, nem tome nenhuma medida sem saber o que está acontecendo. Você pode não resolver o problema e ainda criar outros. Saúde!!!

      Excluir
  129. Eu gosto de tomar chás, mas o que consumo é o de semente de erva doce, por causa do seu sabor e aroma,eu uma vontade de tomar chá de folha de sene, porém tenho medo, a minha pressão orsíla, por isso ainda não conseguir consunir o chá esta folha.Eu gosto muito de chás, e sempre tomo um pouco antes de dormir, ou durante o dia, não importa como está o tempo, pode esta quente ou frio.A minha preocupação é so em tomat o chá da folha de sene.

    ResponderExcluir
  130. tomar cha de sene causa enjoos pq depois que passei a tomar sinto muito enjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é regra, mas pode causar sim. Com que frequência vc está tomando. Qualquer incômodo é melhor suspender o uso.

      Excluir
  131. tomo capsulas de sene 300mg . Ás vezes duas ao dia ou três? É perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está tomando isso por conta própria ou por indicação médica? Se é auto-medicação é perigoso sim!

      Excluir
  132. Oi Bruna por acaso estava pesquisando sobre o chá de sene..pq tem Tomado ele diariamente uns 20 dias direto e faço ele com 2 colheres de sopa para uma xícara ..fiquei preocupada depois que li outros casos aqui..tb tenho muitas dificuldades de evacuar por isso comecei a toma-lo para emagrecer tb...Bruna acha que posso ter me prejudicado fazendo esse chá? Devo procurar médico? Me oriente PF obrigada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Janaina, acho que vc pode estar se prejudicando sim. Acho que você deveria suspender o uso, buscar uma avaliação médica e só retornar o uso com a posologia adequada. Lembre que não existe fórmula mágica de emagrecimento que seja saudável. Para emagrecer com saúde vc deve manter uma dieta equilibrada e de acordo com seu metabolismo e gasto de energia. Enfim, se tiver dificuldades em montar uma dieta que te atenda na sua necessidade de emagrecer, ter saúde dentro do seu estilo de vida, busque ajuda de um nutricionista. Boa sorte!!!

      Excluir
    2. Oi Bruna obrigada por me responder...desde do dia que te enviei essa MSG parei de tomar ele...optei em tomar água.. Tomo 2 litros por dia..obrigada um grande abraço!!

      Excluir
  133. Gostaria de saber se o cha fuciona sem comer nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá vai trabalhar irritando a mucosa intestinal e provocando cólicas, sim vai fazer você evacuar com ou sem bolo alimentar, isso pode ser bem perigoso, causar desidratação entre outros problemas. Aconselho não tomar o chá em jejum.

      Excluir
  134. Olá Bruna! Estava pesquisando sobre o chá e gostaria de saber se ele corta o efeito do anticoncepcional! Adorei as informações postadas aqui, muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder, Ianca. O que posso dizer é que anticoncepcionais são hormônios, e a administração de hormônios não é segura, veja com sua ginecologista outras opções de contraceptivos, sua saúde vai agradecer! ;)

      Excluir
  135. tomem cuidado com esse cha pois duas vezes que tomei acho que fiz forte demais, no dia seguinte me deu queda brusca de pressao pensei que ia morrer de tao mal que fiquei , por isso cuidado gente !

    ResponderExcluir
  136. Oi meninas estou pesando 87kg e tenho 1,66 . Vou começa a tomar o chá hj e volto para contar os resultados.

    ResponderExcluir
  137. Ola!!!! gostaria de saber se tem diferença do chá para o comprimido? e estou confusa cada site fala uma coisa, ja ouvi falar que e bom tomar 2 comprimidos por dia... almoço, e jantar e que so pode utilizar por 1 ou 2 semanas.. falaram tb que é aconselhado só em uma semana.. que quantida devo usar de comprar o comprimido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza comprimidos são mais concentrados que chás, logo a posologia é diferenciada. Quanto à indicação da posologia aconselho consultar o medico.

      Excluir
  138. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  139. o cha de sene com hibisco e cavalinha é prejudicial para quem esta tentando engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sene é abortivo, não vai te impedir de engravidar, mas pode prejudicar a manutenção da gravidez. O mesmo se dá com qualquer alimento laxativo.

      Excluir
  140. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  141. A minha menstruação tá com dois que não vêm e eu tomei dois copos de chá sene agora fiquei comendo se eu tive gravuda se pode causar alguma deformação no bebê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, o sene não causa má formação, se ele não provocar o aborto, não fará mal algum.

      Excluir
  142. Gente tomei chá de Sene duas vezes ontem e senti muita dor na barriga ,,E estou com 12 Semanas e 4 dias será que meu Bb morreu mim ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, não se impressione. A gravidez é um momento de muitas transformações e vc pode sentir dores ao longo da gestação e ser super normal. O Cha de sene provoca cólicas o que tb é doloroso. Se vc tem duvidas, busque um medico. Mas procure ficar tranquila. Saúde na sua gestação!

      Excluir
  143. Olá Bruna tudo bem ?
    Me chamo Carolina comecei a tomar o sene hoje fiz uma jarra enorme de vidro cheia de sene,e tomei dois copos hoje,e lendo esse artigo e outros vi que prejudicial a saúde li e alguns texto que se pode tomar durante setes dias e depois devo parar e tomar no próximo mês ou não ? Como faço tô com muita dúvidas em relação a isso Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, tudo bem. E você?

      Como falo no artigo, o uso do chá laxante deve ser emergencial. Em casos extremos e esporádicos. Normalmente devemos combater a constipação com um reequilíbrio na alimentação. Basta fazer uma boa combinação entre fibras e líquidos. Exercícios físicos também contribuem para o bom transito intestinal. Suspenda o uso do ja como vem fazendo. Pode irritar seu intestino e causas danos. Boa sorte!

      Excluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.