sexta-feira, 13 de março de 2009

Maionese caseira sem salmonelas

Maionese é uma das receitas mais propícias ao desenvolvimento de salmonelas.

As salmonelas são bactérias presentes no intestino dos animais ou seres humanos, que provocam graves inflamações.

A infecção ocorre quando se ingere produtos contaminados que não foram previamente lavados ou não completamente cozidos. É o caso da maionese (que é feita de ovos crus), das gemadas, da carne de onça, entre outros casos menos usuais.

Por isso nunca se deve comer maionese fora de casa, e mesmo em casa ela deve ser prepara e consumida em seguida sem que se conserve por mais de 24 horas na geladeira.

As maioneses industrializadas recebem uma quantidade enorme de conservantes para evitar as bactérias, e podem ficar na geladeira sem estragar, mas não são aconselhaveis pela quantidade de produtos químicos que farão mal à sua saúde.

Na rua, não há como saber se ela foi devidamente conservada na geladeira, então é melhor evitar o risco de contaminação.

Para fazer sua maionese use:

2 ovos (caipiras)
2 colheres de vinagre (algumas receitas sugerem limão, mas no vinagre é mais garantido que as bactérias não irão se desenvolver)
2 colheres de água gelada
1 dente de alho ou 1/5 colher de café de pimenta malagueta (não use pimenta do reino, ela gruda e irrita a parede dos intestinos
1 colher de café de curry ou páprica doce
1 colher de café de sal
1 pouco de azeite de oliva extra virgem ( o tanto que ofereça a consistencia que deseja)
1 colher de café de amido de milho

O amido de milho é que vai deixar ela mais firme como as industrializadas. Bata todos os ingredientes no liquidificador menos o azeite. Ainda com o motor ligado abra a tampa menor e adicione aos poucos o azeite. Consuma imediatamente.

Um comentário:

  1. oi gostei do seu artigo e pretendo usar na minha monografia se voce autorizar. Porem para fazer isso gostaria que me mandase os dados necessarios para poder colocar na minha referencia. Dede ja agradeco Taiana Breda Rodrigues
    Aguardo a resposta pelo meu email taianabreda@hotmail.com

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.