quinta-feira, 26 de março de 2009

Receita dos sequilhos de maçã com aveia

Para esses sequilhos super saudáveis e gostosos você vai precisar de:

200g de amido de milho (maisena)
uma mão cheia de aveia grossa
uma maça vermelha bem madura
um ovo
uma xícara de açúcar mascavo
um fio de azeite de oliva
uma pitada de sal
meia xícara de água

Coloque o açúcar numa panela pré-aquecida e deixe derreter, quando estiver bem derretido coloque a água e mexa bem até formar uma calda. Coloque a água aos poucos, talvez não seja necessário meia xícara. Não deve ficar aguada. Deixe ferver um pouco. Retire o miolo da maçã, aquela parte com caroços e talo, pique em cubinhos e junte à calda. Coloque o sal para quebrar o excesso de doçura. Mexa bem, quando a maçã estiver cozida desligue e reserve.

Junte o amido com a aveia, o ovo e o óleo, sove, aos poucos vá juntando a maçã em calda já fria.
Sove bem até ficar uma massa moldável. Faça o formato que preferir e disponha num tabuleiro untado. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 20 a 30 minutos.

A maçã pode ser substituída por outras frutas em calda. Você pode ter compotas conservadas na geladeira para facilitar o trabalho da criançada quando você não estiver junto. Quando começar a trabalhar com as crianças no fogão, ensine todos os cuidados que ela devem ter, por que nunca poderemos controlar o tempo inteiro e caso elas venha a se aventurar, devem ter consciência de todos os cuidados para evitar acidentes.

Informação é sempre o melhor cuidado.

3 comentários:

  1. Vou experimentar esta receita também. Que delícia! É uma ótima opção - e saudável, principalmente - para crianças. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma dúvida: podemos usar as forminhas para biscoito para dar forma aos sequilhos, como aquelas que você usou no Anita e Garibaldi, ou a textura da massa não permite isso?

    ResponderExcluir
  3. É a mesna forminha Carol, sem mistérios, forminha multi uso, hehehe. Fico feliz que esteja tirando proveito do blog. Disponha.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.