terça-feira, 7 de abril de 2009

Como comer na rua e não ingerir porcaria

O ideal é preparar um lanchinho saudável em casa e levar na bolsa. Bolinhos de arroz integral, pães com recheio, frutas práticas (bananas e tangerinas) são algumas dicas.

Mas nem sempre isso é possível, principalmente para quem vive em cidade grande e tem jornada tripla de trabalho, para esses eu dou uma dica de como escolher a melhor opção disponível nas ruas.

Escolha o lugar pelo asseio, mesmo um quiosque na rua, ou uma banquinha podem estar dentro dos padrões da ANVISA. Os produtos devem estar em condições de conservação e a pessoa deve estar limpa, de preferencia usando luvas.

Prefira as opções caseiras que as industrializadas para comer, mas para beber é melhor escolher marcas conhecidas que garantam a qualidade da água usada.

Salgados, os de forno sempre, você nunca tem como saber a qualidade do óleo que está sendo usado na fritura, e quanto mais simples o lugar menos trocas de óleo vão ocorrer. A fritura já não faz bem à saúde, com óleo velho se torna mais crítica ainda.

Quibe é uma boa pedida, não leva manteiga nem ovos, é rico em proteína e muito gostoso também, alguns lugares fazem quibe de soja, uma boa opção para os vegetarianos.

Leia os rótulos dos picolés e sorvetes, prefira os de fruta, normalmente não levam leite nem gordura vegetal.

No Rio de Janeiro e no nordeste é possível pedir uma tapioca em qualquer esquina. Uma opção super saudável desde que você peça a sua sem manteiga. A tapioca dispensa gorduras no preparo e no sabor.

Quando der vontade de um churrasquinho de gato, evite coração de galinha e salsichão, um é extremamente gorduroso e o outro é uma massa química proibida pra quem busca uma vida saudável. Espetinho só o de carne mesmo, de preferência com molho à campanha que tem o vinagre que irá proteger seu organismo que qualquer bactéria.

Dispense a maionese, grande risco de salmonelas.

Para beber, água com gás, mates, guaranás naturais. Dispense os sucos em latas, contém muitos ingredientes químicos e conservantes. Leia sempre o rótulo antes de consumir qualquer produto industrializado.

Açaí e caldo de cana são boas pedidas quando se conhece bem o lugar em que se está consumindo o produto.

De forma alguma fique mais que quatro horas sem comer. Melhor beliscar uma porcariazinha que deixar o suco gástrico corroer o seu estômago. As técnicas de desintoxicação são mais práticas que o tratamento de gastrites e úlceras.

O equilíbrio é o melhor alimento.

2 comentários:

  1. isso aqui ta cada vez melhor! Continue com essas dicas de comer melhor na rua. Isso é maravilhoso! Já apliquei varias dicas!
    mtos bjos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou Karlinha. Seu pedido está anotadinho, pode deixar. Bjs!!!

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.