quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como saber se o alimento que está adquirindo como orgânico realmente o é

Em visita às páginas que publicaram notícias sobre a lista dos alimentos proibidos, divulgada pela ANVISA semana passada, pude perceber uma grave insegurança dos leitores na confiabilidade dos orgânicos.

Muitos leitores acusaram os veículos de publicaram artigos de lobistas.

Bom, realmente não se têm muitas notícias de fiscalização aos sítios ditos orgânicos. Mas é muito fácil identificar um produto submetido à agrotóxicos de outro que não foi.

Tamanho, aspecto, aroma são alguns indícios. Além disso é bom o consumidor se manter informado. Saber a origem dos alimentos e ficar atento às informações que se tem do produtor do alimento que você consome. A maioria dos sítios e chácaras são abertos à visitação, e normalmente não ficam longe de onde são distribuídos.

Os orgânicos se caracterizam por uma produção em pequena escala, por isso tem uma importância social além da já sabida em relação à saúde. Ao comprar um alimento orgânico estamos incentivando os pequenos produtores; muitas vezes pessoas que recorreram à terra como alternativa profissional num tempo de tão poucas oportunidades.

Quando falamos em orgânicos não cabe citar o lobe, porque não há poder pra isso. As culturas orgânicas são um retorno à humanização perdida no capitalismo selvagem que visa o lucro em detrimento da saúde do consumidor.

Resumindo:

NÃO É ORGÂNICO - Um alimento muito lustroso, de cores pálidas, excessivamente grande mesmo com aparência de verde, deformados e com brotos (no caso das batatas, cebolas e alhos por exemplo).

É ORGÂNICO - O alimento humilde, com manchinhas (é o caso das bananas), folhas comidas por lagartas (alimentos que bichinhos comem são alimentos saudáveis), aqueles que não são grandes, de cores fortes, aqueles que aparentemente não seriam tão atraentes ao consumidor, que aparentam fragilidade.

Alimentos orgânicos só são excessivamente bonitos no ato da colheita.

Em parceria entre o IAPAR(Instituto Agronômico do Paraná) e Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA), foi publicada uma cartilha que procura orientar o consumidor a escolher o que vai consumir, de forma consciente. Acompanha uma tabela destacável que aponta ao consumidor a melhor época para consumir hortaliças e frutas.

A cartilha em pdf está disponível no seguinte endereço: http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/publi_alimentos.pdf

3 comentários:

  1. Oieee
    Adorei a matéria, super educativa e bem objetiva.
    Tem selinho pra ti lá no blog.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna. Adorei o tema de hoje. Complementa, perfeitamente, os outros que vc escreveu, trazendo-nos mais informações para entendermos essas notícias - absurdas demais, aliás - sobre o uso indiscriminado de pesticidas e outros produtos que prejudicam a nossa saúde.
    Encontrei, na internet, uma lista de lojas, supermercados e feiras que vendem produtos orgânicos. No entanto, gostaria que vc me dissesse quais são os lugares confiáveis onde posso adquiri-los. Desde já, te agradeço pelas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    as listas são muito úteis, pq ao menos te orienta onde encontrar os produtos. Se eles serão confiáveis ou não já é outra história.

    Particularmente, nunca suspeitei que houvesse fraude nos orgânicos, mas como isso apareceu na fala de muitos leitores em outros veículos, considerei tratar o tema aqui.

    O mais seguro é estar atenta ao aspecto do produto e procurar saber a procedência. Sabendo a origem do produto fica mais fácil fiscalizar e eventualmente cobrar do produtor.

    Aqui no Gororobas, já fiz várias matérias sobre orgânicos, vc pode fazer uma busca para visualizar todos os posts relacionados a esse tema. Em um deles eu publico os endereços com dia e hora das feiras.

    Aqui no Rio tem uma na PUC, uma no Jardim Botânico, uma na Glória, além dos mercados que tem prateleiras de orgânicos e algumas feiras livres que tem algumas barracas de orgânicos.

    É isso, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.