quinta-feira, 2 de abril de 2009

Lista de compras - 1/2

Ontem eu fiz com vocês a lista do que não comprar, hoje faremos o inverso. Com tanta coisa de fora da lista o que podemos levar com segurança para nossa dispensa ficar repleta de saúde e gostosuras?

Cacau em pó sem açúcar no lugar dos famosos achocolatados instantâneos. Uma caixa com 200g custa em média R$3,00 (três reais, nos mercados mais caros da Zona Sul do Rio de Janeiro), ou seja não foge a média de preço que já gastamos com achocolatados, só que é muito mais saudável e gostoso também.

Açúcar mascavo e mel. O mel deve ser bem escolhido, preferencialmente em lojas de produtos naturais, dificilmente encontram-se bons méis nas prateleiras de grandes mercados. Os de eucalipto e assa-peixe são mais indicados por serem expectorantes, numa alimentação urbana precisamos expectorar para liberar o muco produzido pela poluição e alimentação inadequada.

A cada compra varie a aquisição de frutas, legumes e verduras. A diversidade é a base da alimentação equilibrada. Então, se comprou beringela na última compra, escolha abobrinha dessa vez, se comprou cenoura, adquira agora jerimum. Os alimentos da mesma família são fáceis de identificar, faça um rodízio entre eles.

Azeite de oliva extra virgem de acidez máxima em 8%, quanto menor a acidez, melhor a qualidade do azeite. Nunca deve faltar azeite em casa. Outros óleos podem ser usados eventualmente como o dendê e o de coco e o de canola, mas isso apenas para receitas específicas, na regra use o de oliva mesmo, apesar de mais caro é garantia de saúde plena.

Frango e ovos caipiras, carnes de boi de capim (Nelore), peixes e frutos do mar. As carnes devem ser tão variadas quando as verduras e legumes. Na dificuldade de encontrar frango e boi orgânicos, escolha uma boa variedade de peixes, escolha pelo tipo da carne, variedade de cores e texturas. Peixes diferentes no nome mas semelhantes na aparência não constituem variedade nutricional. O ideal é variar assim: atum, truta, salmão, hadock, tainha (cada um desses peixes tem características bem particulares de sabor, cor e textura).

Grãos variados: arroz integral, aveia grossa, farinha de trigo, quinua, grão de bico. Existe uma variedade enorme de arroz, a maioria é erva daninha, vendida como arroz selvagem. Reveze entre arroz cateto redondo e arroz negro. A farinha de trigo integral deixa os pães e bolos muito secos, normalmente se usa em combinação com a farinha refinada. Ainda assim é mais saudável e gostoso que pães e bolos comprados prontos.

A lista é grande a para cada alimento há que se fazer considerações específicas, por isso deixo o restante da lista para amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.