quinta-feira, 16 de abril de 2009

Divulgada a lista da ANVISA dos alimentos contaminados por excesso de agrotóxicos

Quem assistiu qualquer telejornal ontem pôde se espantar com as matérias sobre o excesso de agrotóxicos no cultivo de determinados alimentos.

O ranking dos mais contaminados mudou, e é muito importante estar atento a isso. Os alimentos de casca mais fina estão mais sujeitos à absorver mais os agrotóxicos, e por serem mais sensíveis ao tempo e às pragas, os agricultores acabam abusando do uso dos pesticidas para garantir uma colheita rentável.

Ocorre que o mercado também dita as regras do cultivo, e como foi propagado que o tomate era o líder do ranking, o seu consumo caiu tanto que os agricultores tiveram que maneirar o uso dos agrotóxicos no cultivo da fruta. Resultado, o tomate não é mais o maior vilão, mas também não dá pra consumir sem medo, ainda é melhor se restringir aos orgânicos.

Segundo o último levantamento do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgado ontem, dia 15 de Abril de 2009, o pimentão foi o produto com maior número de irregularidades. Mais de 64% das amostras analisadas apresentaram problemas. O morango, a uva e a cenoura também apresentaram índices elevados.

“No Brasil, a segunda causa de intoxicação, depois de medicamentos, é por agrotóxicos, o que tem uma dimensão importante”, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Concordo que ainda é muito caro abastecermos nossas dispensas apenas com orgânicos, mas ao menos esses alimentos condenados pela ANVISA como tóxicos, devem ser substituídos por orgânicos. Afinal, tomate e cenoura são muito importantes para uma nutrição adequada e não devem ficar de fora da nossa mesa.


Para informações mais completas da pesquisa da ANVISA clique no link abaixo
http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/150409_1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.