sexta-feira, 8 de maio de 2009

O segredo para o seu filho se alimentar bem para o resto da vida

A partir dos seis meses começam a nascer os dentinhos. É a natureza dizendo pra mãe que o bebê está entrando numa fase diferente, quando seu organismo está se preparando para primeira independência do seu filho. Poder comer mesmo sem a mãe estar por perto. Só aos três anos é que ele terá todos os dentes de leite. Por isso, alguns pediatras aconselham a amamentação até essa idade, quando ele realmente está pronto pra se alimentar sozinho.

Ainda que mantenha a amamentação até os três anos, a partir dos seis meses já pode revezar a alimentação dele entre mamadas e papinhas. Mas faça a papinha do seu filho, não se renda à praticidade das papinhas prontas, como todos os produtos industrializados, nunca serão tão saudáveis quanto uma papinha fresca feita em casa pela mamãe.

Não use temperos, o sal e o açúcar, além de problemas digestivos pode tirar a sensibilidade da papilas gustativas muito cedo. É importante que ele conheça o sabor real dos alimentos naturais nessa fase. Só assim não terá problemas com alimentação ao seis e sete anos. Quando o bebe está conhecendo os alimentos ele não rejeita quase nada. A rejeição é mais orgânica que de gosto. O gosto é construído por hábitos. Introduza hábitos saudáveis e seu filho não vai rejeitar nenhum "verdinho" futuramente.

Na primeira alimentação ofereça raspinhas de frutas da época, purês de batata, inhame, chuchu, etc. Todas as frutas, legumes e raízes podem ser transformados em purês e servidos aos bebês.

Sirva apenas chás sem cafeína. Ou seja, camomila, erva-doce, hortelã, cidreira. Nunca chá verde, branco ou preto.

Sucos de fruta puros, sem água ou açúcar.

Adie o mais que possível o contato com doces, refrigerantes e toda sorte de alimentos industrializados. Um dia ele vai conhecer, provavelmente em alguma festinha de aniversário ou mesmo na escola. Mas até lá ele já terá conhecido uma gama de sabores naturais riquíssima, e não olhará com desconfiança para nenhum alimento de verdade.

Há estudos que dizem que uma criança pouco exposta às guloseimas, quando as experimentam não gostam. O excesso de açúcar arde na garganta e dá tanta sede quando uma comida com excesso de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.