Em outubro de 2008 a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Dietéticos, para Fins Especiais e Suplementos Alimentares (Abiadsa) publicou uma pesquisa que mostrou que 35,5% das 720 pessoas entrevistadas não se sentiam seguras para explicar as diferenças.
A pesquisa reflete um mercado insatisfeito com as informações dos produtos que visam o fim específico da saúde de quem tem restrições alimentares e de quem pretende fazer uma dieta.
Para minimizar o problema a Abiadsa, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação para o Consumo de Alimentos e Congêneres (IBCA) lançou uma cartilha que esclarece essas diferenças.
O alimento diet é o que suprime algum ingrediente. É o indicado para quem tem restrições. Não se restringe à açúcar. Qualquer alimento que seja privado de determinado ingrediente: açúcar, gordura, lactose, sal, etc. Todos esses são diet.
O alimento light é mais focado no público que faz dieta de perda de peso. Sua característica é a redução dos alimentos calóricos, isso engloba açúcares e gorduras. Ou seja, pode conter traços dos alimentos que pessoas com restrições alimentares clinícas não podem ingerir. Então, alerta para os diabéticos, os celíacos, as pessoas que tem alergias e intolerâncias, pessoas com problemas nos rins e cardiácos, fiquem na hora de comprar alimentos específicos para sua dieta retirem da prateleira apenas os diet.
A cartilha está disponível para download no site da Pro teste. No site da Abiadsa também tem, mas não consegui baixar.
http://www.proteste.org.br/map/src/413651.htm
terça-feira, 19 de maio de 2009
Você sabe a diferença entre Diet e Light?
Postado por Unknown às 08:21
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário