terça-feira, 2 de junho de 2009

O que é um alimento remoso?

De acordo com o dicionário Aurélio, significa aquilo que tem reuma. Prejudica o sangue e causa prurido. Então, todo alimento que provoca inflamações é considerado remoso.

Mas que alimentos seriam esses, você deve estar se perguntando. São aqueles mais propensos a provocar alergias e por isto podem desenvolver ou piorar inflamações: ovos, chocolate, peixe de pele, frutos do mar, porco e outros. Mas isso, somente, para quem apresenta alergia.

É muito comum nas cidades do interior do Brasil, os mais velhos não permitirem que mulheres em resguardo e pessoas doentes comam alimentos remosos. Variando de acordo com a região, se diz que alimentos remosos são os godurosos e os de procedência duvidosa ou qualidade inferior.

Por exemplo: camarão cinza é remoso, o vermelho bem menos.

Não encontrei nenhum estudo científico que comprovasse a teoria do alimento remoso, mas costumo respeitar a sabedoria popular. E não há dúvidas que alimentos de baixa qualidade e gordurosos prejudicam o sangue, e se prejudicam o sangue, vão prejudicar o processo de cicatrização.

Dito isso, não convém comer alimentos gordurosos ou de procedência duvidosa quando se está com o organismo sensível ou mesmo debilitado. Em períodos de fragilidade o cuidado com a alimentação deve ser dobrado.

13 comentários:

  1. Ficou beeem legal o post!Viu?A sabedoria popular tem sua base...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Lud. Todo conhecimento científico parte do conhecimento popular. A ciência apenas o legitima. Obrigada pela inspiração.

    ResponderExcluir
  3. BRUNA, simplesmente sensacional: "Não encontrei nenhum estudo científico que comprovasse a teoria do alimento remoso, mas costumo respeitar a sabedoria popular" !!! Sábia é você! E OBRIGADA PELA AULA :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada msistemista2, fico contente que tenha gostado do post, mas sábia é exagero, só sou uma curiosa que gosta de dividir suas descobertas. Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. OLA EU ACREDITO NESSA CRENÇA,POR MAIS QUE NAO SEJA COMPROVADO CIENTIFICAMENTE E ESTUDADO SOBRE O ASSUNTO "ALIMENTOS REMOSOS" .

    PARTICULARMENTE ACONTECEU COMIGO ,ONTEM COMI UMA POSTA DE PEIXE EM PELE E HOJE ME SINTO INFLAMADA NA REGIAO ONDE REALIZEI UMA CIRURGIA HÁ QUASE DUAS SEMANAS!!

    ResponderExcluir
  6. Justamente Nelson, o universo da saúde é infinito e se transforma o tempo todo, por isso é impossivel que as pesquisas abracem todos os pontos. Sensibilidade e equilíbrio são essenciais para uma vida saudável. Se vc percebeu que o alimento não te fez bem, corte-o da sua dieta. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sim, bolo com ovo é remoso. Mas nem toda receita de bolo leva ovo.

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma cirurgia de úlcera e fiquei com dúvidas sobre o que posso ou não comer e descobri que não sou alérgico pois comi várias comidas considerada remosa ( em pequenas quantidades ) e tudo correu bem.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.