quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Em defesa de maior oferta de alimentos para quem tem restrição alimentar

Segundo a Associação de Celíacos do Brasil menos de 50% dos casos de urticária, asma, diarreia e outros sintomas que habitualmente são atribuídos às alergias alimentares, realmente são derivados delas, na verdade a maioria dos casos se deve à intolerância alimentar.


A alergia alimentar e a intolerância alimentar são muitas vezes confundidas porque produzem, frequentemente, o mesmo tipo de sintomas. Biologicamente, contudo, o modo como produzem estes sintomas é, na verdade, muito diferente.


As alergias alimentares são designadas por reações de hipersensibilidade que levam o organismo a produzir anticorpos; já a intolerância alimentar depende de mecanismos que não envolvem anticorpos. A alergia é mais facilmente diagnosticada e por isso mais fácil de controlar.


Ocorre que não há uma legislação, nem um controle do uso de alimentos recorrentes em intolerâncias e alergias. É difícil encontrar nas prateleiras de um mercado um produto que não tenha leite, trigo, corantes e aromatizantes. Até batata frita tem leite em sua composição, biscoitos de amido de milho contém trigo, e ter essa informação na embalagem já foi uma conquista, a batalha agora é por produtos alternativos e com preços acessíveis.


A ACELBRA (Associação dos Celiacos do Brasil) convoca a todos a participarem da campanha em prol de mais informação, produção e controle de alimentos destinados às pessoas com restrições alimentares. Acesse o site da ACELBRA para cadastro e mais informações.



ALIMENTOS QUE PROVOCAM REAÇÕES ALÉRGICAS


maças, nozes, tomates, leite, ovos, espinafres, uvas, bananas,
amendoins, cacau, mariscos, moluscos, soja, peixe e galinha.


ALIMENTOS QUE PROVOCAM REAÇÕES DE INTOLERÂNCIA


•  que provocam libertação de histamina: chocolate, tomates, espinafres, morangos, ovos, peixe, mariscos, ananás e especiarias (canela).
•  que contêm histamina: chocolate, tomates, espinafres, morangos, mariscos, ruibarbo, queijo, arenque, bananas, cavala, bacalhau, pimenta, nozes, vinho, couve fermentada e atum.
Além disso, muitos alimentos contêm corantes, aromatizantes, conservantes, etc., que podem também causar sintomas de intolerância alimentar. 

  1. Os corantes são: E 102, E 107, E 110, E 122, E 123, E 124, E 128 e E 15 1. 
  2. Os aromatizantes são: cinamato (canela), anetol (alcaçuz), baunilha, eugenol (cravinho) e mentol. 
  3. Os conservantes são: E 2 10, E 219, E 200, E 203. Os antioxidantes são: E 311, E 3 20 e E 32 1. 
  4. Os aromatizantes são: E 620, E 624, E 626, E 629, E 630 e E633.



Um comentário:

  1. bom eu tenho urticária o que não comer? sei q devo ficar longe de chocolate,conservantes e etc... mas ainda tenho duvida no que devo ou n comer me ajuda ^.^
    sybelle@ceapcursos.com.br

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.