terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comida quente em potes plásticos bloqueia a ação da testosterona

Na última segunda-feira, dia 16, a BBC publicou o resuldado de uma pesquisa da University of Rochester, apontando que alguns tipos de compostos químicos conhecidos como ftalatos interferem no desenvolvimento do cérebro, bloqueando a ação do hormônio masculino (testosterona) nos bebês.

Os ftalatos são encontrados em embalagens para alimentos, garrafas pet, potes plásticos para microondas, entre outros. Submetidos ao calor, esses utensílios liberam maior quantidade dessa substância , e alguns tipos de ftalatos simulam o efeito do hormônio feminino (estrogênio).

A equipe de pesquisadores, liderada por Shanna Swan, testou amostras de urina de gestantes a partir da metade da gravidez procurando por traços de ftalatos.

As mulheres deram à luz 74 meninos e 71 meninas. Eles verificaram que a presença de dois tipos de ftalatos, o DEHP e o DBP, e sua relação com o comportamento das crianças.

Os meninos expostos a altas doses desses compostos apresentaram um comportamento mais apático, mostraram-se meninos mais sensíveis que aqueles sem a substância no sangue.

Que essas substâncias interferem na ação de hormônios no organismo, a ciência já sabia. Por isso, elas foram banidas de brinquedos na União Europeia há alguns anos.

A equipe responsável pelo novo estudo também já havia provado a associação entre a substância e meninos nascidos com anomalias nos genitais.

Ficam duas perguntas:

Se a substância está proíbida para fabricação de brinquedos, porque está liberada para utensílios de cozinha?

O comportamento humano é realmente definido pelo arbítrio de cada indivíduo, ou somos conduzidos pela nossa condição orgânica e social?

Um comentário:

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.