quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arroz de Polvo

Como todo ano, em dezembro, eu e meu marido viajamos para Curitiba-PR e Balneário Camboriú para visitar os parentes. Desde que este blog foi criado compartilho com vocês as delícias desse lado da família e nossas descobertas na região sul do Brasil.

Este ano, para eu ficar roxa de raiva, a nossa máquina quebrou e vocês terão que imaginar a delícia que vou lhes contar agora.

Em visita ao mercado municipal de Itajaí-SC ficamos encantados com a oferta variada de peixes frescos e frutos do mar. Ficamos tontos sem saber o que levar, mas sem dúvida o polvo chamava muita atenção. O Bruno foi decidido e falou, vamos levar o polvo pro almoço. Eu e meu sogro nos olhamos e rimos, quem aqui saber fazer polvo?

Ele disse: não importa, vamos descobrir. Comprou um quilo de polvo, referente a dois bichinhos bem roxinhos. E eu perguntei à vendedora se ela tinha alguma dica de preparo.

"Basta escaldar por dois minutos em água fervente e estará pronto para fazer qualquer receita." Foi o que fiz.

Primeiro lavei bem com água e depois com um limão inteiro.

Ao colocar o polvo na água fervente ele ganha firmesa e sua cor intensifica. Fica fácil de cortar, o que fiz em cubinhos, com a cabeça cortamos aneis.

Também em cubinhos cortei uma cebola, um pimentão amarelo e um tomate.

Refoguei em azeite de legumes que sobrou de um escalivade que fizemos no início da semana. Primeiro a cebola, que reservei, depois os cubinhos de polvo em pequenas porções para não faze água. Por fim refoguei o tomate e o pimentão e juntei tudo com um arroz que tinhamos já pronto na geladeira do jantar da noite anterior. Arrematei com manjericão roxo, óregano fresco e cheiro verde. Salgue à gosto e uma pimentinha também vai bem. Para que não fique seco junte um pouco da água usada para escaldar.

Servi com salada verde e um frisante rose. Pena não poder mostrar a foto. Assim que repetir essa deliciosa experiência postarei a foto aqui.
Enquanto isso vejam a foto do blog chá com arroz para terem uma noção do tipo do polvo.

P.S: Guarde o caldo para fazer uma sopa de frutos do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.