A prisão de ventre é um mal que afeta grande parte dos adultos, principalmente mulheres. Por isso há tantos produtos direcionados para este público na mídia. Mas como escolher o melhor tratamento sem sofrer terríveis efeitos colaterais?
É preciso, em primeiro lugar, saber o que causa a sua prisão de ventre. Pode ser falta de volume, falta de água ou perda do movimento peristáltico dos intestinos. (Podem existir outras causas que só o seu médico poderá diagnosticar).
Se o problema for de uma natureza e você combater com um alimento de outra função, nada vai adiantar, e no desespero você acabará se rendendo aos laxantes alopáticos que a longo prazo só pioram a situação.
Vejamos como cada alimento atua:
O abacaxi contém bromelina, substância que "irrita" a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).
O iogurte contém lactobacilos, que são microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal, oferecendo o mesmo resultado com outra espécie de estímulo.
Cereais integrais, como arroz, aveia, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal.
Os vegetais, como alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre e rúcula também contêm fibras que aumentam o volume das fezes, assim como a farinha de trigo.
Se o seu corpo estiver adequadamente hidratado e os intestinos saudáveis, as fibras ajudarão o bolo alimentar a constituir a formação ideal para a expulsão das toxinas. Do contrário, sem ingestão de líquidos ou com intestino viciado em laxantes, é capaz do bolo aumentar o tamanho e não sair, causando ainda maior desconforto.
A ameixa preta contém o sorbitol - substância com efeito laxativo muito eficiente. A papaia também é um alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.
A maçã com casca possui fibras solúveis e insolúveis. As solúveis - em contato com água - aumentam a massa fecal e a tornam mais "macia". Já as insolúveis não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre.
Para finalizar, outro alimento recomendado para quem sofre de intestino preso é a pipoca. Elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.
Conclusão: Quem se alimenta de frutas variadas diariamente não sofrerá de prisão de ventre, porque além de ricas em água, possuem outras substâncias laxativas que não prejudicam o movimento dos intestinos. Chá de sene e laxantes alopáticos, agem irritando a mucosa e alterando a consistência das feses, no uso contínuo inutiliza o movimento natural do órgão causando dependência.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Alimentos laxativos - como escolher o mais adequado
Postado por Unknown às 21:58
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.
Para diagnósticos e receitas procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário