segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como dinimuir o consumo do sal mantendo a comida salgadinha

O jornal O Globo de hoje publicou uma matéria que aponta a preocupação da Sociedade Brasileira de Hipertensão(SBH) quanto ao consumo excessivo de sal pela população brasileira.

Segundo as pesquisas, o brasileiro consome em média 12g por dia, enquanto o recomendado é de 2,5g. O resultado desse abuso é o alto índice de infartos entre outras patologias.

Seguir o conselho dado na matéria do jornal acima, de cortar drasticamente o sal da dieta, é algo inimaginável. Comida sem sal não tem graça, não tem sabor. Comer é, para muitos, o único momento de prazer no dia, e se até nessa hora houver uma obrigação o resultado pode ser o desenvolvimento de outras doenças. Afinal, mente sã, corpo são.

Para seguir a indicação da SBH, sem perder o prazer de comer, seguem algumas dicas:

Salgue apenas alimentos já cozidos. No processo de cozimento o alimento absorve a água e o sal contido nela. Salgando posteriormente o sal permanecerá na superfície, sendo mais perceptível ao paladar e exigindo uma quantidade menor do tempero.

Evite molhos e temperos prontos; além de aditivos químicos, eles são concentrados em sal. Nada como desenvolver o seu próprio tempero.

Faça seus próprios petiscos e belisquetes. Legumes desidratados, castanhas torradas e biscoitos caseiros poderão ter o sal controlado por você, além de serem muito mais nutritivos que os salgadinhos prontos.

Quando for comer em restaurantes, prove sempre a comida antes de adicionar qualquer tempero extra.

Seja comedido, ao temperar sua comida faça-o aos poucos. Vá provando e adicionando conforme for necessário.

Seja inteiro em tudo que estiver fazendo. Em geral exageramos quando estamos acelerados e desconectados com o momento presente. Fazer uma coisa de cada vez é uma boa dica de saúde.

2 comentários:

  1. Olá
    Fiz postagem no Blogue do AgriCabaz indicando a origem. Pode ser?
    http://casadosal-eiraslargas.blogspot.com/2010/01/como-dinimuir-o-consumo-do-sal-mantendo.html

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. A autorização de reprodução foi encaminhada para o seu e-mail.

    ResponderExcluir

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.