quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Doce de banana crocante

Nesse calor as frutas amadurecem muito rápido, e para não haver desperdício uma boa alternativa é tranformá-las em doce.

Para quatro bananas use uma xícara de açúcar mascavo, uma pitada de canela em pó e uma xícara de café de água.

Nunca faça doces em panela de teflon, o caramelo arranca a película e contamina o doce. O ideal para doces é o taxo de cobre, depois dele o melhor é a panela de ferro. Quem não tem nenhum dos dois pode fazer numa panela de inox mesmo.

Coloque o açúcar mascavo (observe que o mascavo de verdade é quase preto como cacau em pó só que mais grosso - o mascavo acinzentado não é puro) na panela e mexa sem parar até que derreta totalmente parecendo um brigadeiro. Então coloque as bananas cortadas em rodelas. A umidade da fruta irá cristalizar o açúcar. Com a espátula de pau você deverá quebrar o açúcar misturando bem com a fruta. Coloque a água para ajudar a misturar o açúcar na banana. Polvilhe a canela em pó, prefira adquirir em casas de granel ou mercados públicos onde você poderá também comprar a granel.

A canela deve ser bem avermelhada para garantir que é pura e não há mistura com outras madeiras. Ela é mais forte que as demais e por isso uma pitadinha já basta.

Misture e reserve numa compoteira para esfriar. Sirva com sorvete, o caramelo quebrado vai conferir uma crocância inenarrável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo aqui publicado é de caráter educacional e preventivo.

Para diagnósticos e receitas procure um médico.